Maio é especial. Começa com as maias nas portas e termina com a memória da visitação de Isabel a sua prima. Para muitos é o mês de Maria e é, mas como não sentir intensamente todo o palpitar de esperança da jovem mamã nos dias santos do mês do Advento, antes do Natal? Seja, afinal Maio e Maria começam pela mesma letra. De Segunda a Sexta, às nove da noite, havemos de reunir-nos para com Ela rezarmos solenemente o Terço.
Mas Maio tem mais, muito mais. Tem tantas coisas, tantas coisas que os seus dias são favos tão cheios de mel, que dá pena não sabermos, não darmos juntos graças a Deus.
Dia 1 | Dia de São José Operário
Esta não é uma data maior do ano cristão. E mo mês existem até outras que são bem maiores. Mas nestes dias tão tro(i)kados fazemos bem em incidir a luz da fé sobre o mundo do trabalho. Afinal, José, trabalhou a vida inteira, cumpriu os seus deveres de operário, sustentou a sua família, ensinou o Filho a trabalhar e colaborou com a sua comunidade.
Por intercessão de São José Operário, rezemos neste seu dia pelos trabalhadores do mundo inteiro, especialmente pelos privados de direitos e os que se viram obrigados a imigrar.
Dia 4 | Visita do Vigário Geral da Ordem
Durante dia e meio o P. Emilio Martinez, Vigário Geral da Ordem, estará de visita à Comunidade. As outrora tão temidas visitas canónicas são hoje, sobretudo, motivos de acção de graças. E se necessário de correcção da rota.
O P. Emilio reunirá em particular com cada religioso da Comunidade, com toda a Comunidade, com a Equipa Coordenadora do Movimento Carmo Jovem e com as Irmãs Carmelitas. No dia 18, na Figueira da Foz, clarminhará durante a noite com os jovens.
Rezemos pela missão da Ordem no mundo.
Dia 6 | Dia da Mãe
O primeiro domingo de Maio é o Dia da Mãe. A bem dizer esse é o dia comercial, porque o da Imaculada continua a ser o verdadeiro. Mas convenhamos, em Dezembro as flores são mais caras... A verdade, porém, é que a elas lhes basta ver os filhos animados, felizes, realizados. Algo difícil nos tempos que correm! Por isso, não as esqueceremos: para elas, beijos e orações.
Dia 16 | Dia de São Simão Stock
Simão Stock é a prova de que Deus é solícito e atento. Deve ter sido poderoso e influente, porém vivia como pobre, dentro duma estreita cela eremítica: o tronco duma árvore! Mal os Carmelitas chegaram, fugidos, a Inglaterra, protegeu-os. (Se fosse só pobre não estaria ao seu alcance protegê-los!) Depois juntou-se-lhes, professou na Ordem e chegou a Prior Geral. E ensinou-nos a rezar intensamente ao Céu. Foi a Frei Simão que Nossa Senhora do Carmo entregou o seu sinal protector, o Escapulário!
Dia 22 | Dia de S. Joaquina de Vedruna
Aos 12 anos quiz ser Carmelita Descalça. Mas eram jovenzíssima! Casou aos 16, enviuvou aos 33. Entretanto, morreram-lhe três filhos, casaram dois e quatro entraram de frades e freiras. De novo pensou em fazer-se Carmelita. Acabou fundando a Congregação das Carmelitas da Caridade, que se dedicou aos doentes, à oração e à educação das meninas pobres.
Dia 24 | Aniversário (Maioridade!) do GAF
O GAF nasceu no Ano Internacional da Família, em 1994. Em palavras da actual Coordenadora, Dra Isabel Fernandes, nasceu com uma missão: desenvovler respostas sociais de qualidade, promover os direitos e a qualidade de vida, a inclusão e a cidadania de indivíduos e das famílias em situação de vulnerabilidade social ou económica. Há dezoito anos a missão parecia heróica, hoje precisa dos milagres quotidianos da competência e da solidariedade, e, por que não, da nossa empenhada oração.Dia 25 | Dia de S. Maria Madalena de PazziAté à adolesccência só teve olhos para Jesus. Quando aos 17 anos os nobres Pazzi quiseram casá-la, declarou já só ser de Jesus. Entrou para o Carmelo de Florença e viveu com um só lema: olhar só para Jesus, porque «O Amor não é amado». Mística da Cruz foi marcada pela oração, pela Cruz e a Luz, pela Noite Escura da fé e a Chama de Amor Viva do Espírito Santo.
Dia 26 | Vigília do Pentecostes
Na Vigília do Pentecostes seis jovens da nossa comunidade receberão a Confirmação na Catedral. São quatro raparigas e dois rapazes. Dos seis, quatro são do GAF, dois deles ligados à Comunidade de Inserção. Depois de um ano de encontros quinzenais de formação, dizem-se preparados para confirmar a sua fé. Mas precisam muito da nossa oração.
Chama do Carmo I NS 147 I Abril 29 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário