Uns dias depois do fim da visita das relíquias de Santa Teresinha, que provocaram um reacender da fé católica na Inglaterra, a Igreja anunciou a publicação de uma constituição apostólica do Papa Bento XVI com a qual a Igreja Católica aceita o pedido de numerosos bispos, sacerdotes e fiéis anglicanos de entrar em comunhão plena e visível. Esta disposição responde à solicitude de adesão de um grande número de anglicanos (informou-se que são “entre 20 e 30 bispos” anglicanos que pediram entrada na Igreja Católica), que se encontravam insatisfeitos com algumas modificações que se realizaram dentro desta Comunhão.
O Papa introduzirá “uma estrutura canónica que provê a uma reunião corporativa através da instituição de ordinariatos pessoais, que permitirão aos fiéis ex-anglicanos entrar na plena comunhão com a Igreja Católica, conservando ao mesmo tempo elementos do específico património espiritual e litúrgico anglicano”.
Recordemos que o Carmo teve há alguns anos atrás, um religioso em Roma que trabalhava no acompanhamento de sacerdotes anglicanos que pediam o ingresso na Igreja Católica.
Frei Filipe Boyce foi depois nomeado bispo de Raphoe, na Irlanda, em 1995.
Sem comentários:
Enviar um comentário