domingo, 25 de maio de 2008

Acção de graças

No passado dia 24 de Maio celebraram-se os 14 anos de vida do GAF – Gabinete Social de Atendimento à Família. Hoje, oitavo Domingo Comum, na Eucaristia das 11:30h, presidida pelo P. Carlos Gonçalves (Director da Instituição) e concelebrada pelo P. João Costa (Prior da Comunidade) e com a presença da Direcção, de voluntários e profissionais, e de muito povo de Deus entoamos, juntos, um hino de acção de graças ao Senhor de todos os dons pelo grande sinal e dom que o GAF é no contexto social e eclesial de Viana do Castelo.
Na sua homilia o P. Carlos Gonçalves depois de ter evidenciado a irrenunciável centralidade de Deus na construção do projecto humano, para quem tem fé, expressou-se assim, quando se referiu ao Gabinete Social de Atendimento à Família:

» O GAF está a celebrar 14 anos, é apenas um adolescente! Já tem história e uma bela folha de serviços, mas ainda anda a explorar e a reconhecer o mundo no sentido de dar a melhor resposta aos mais necessitados. É sempre possível melhorar a atenção ao que nos rodeia e a resposta que se há-de dar.

» O GAF é uma resposta de fé e de caridade à sociedade de Viana do Castelo e seu entorno, porque a fé unicamente rezada e sem obras de nada vale. Não chega rezar, é necessário confirmar a oração com obras.

» O GAF precisa de continuar a crescer como prova dessa fé amadurecida e entre aos irmãos mais desfavorecidos, como prova de que está atento às mutações da problemática social. A sociedade civil tem de continuar a ser parceira;é ainda necessário incrementar o compromisso com o GAF com contributos, ajudas, solidariedade, apoio voluntário, aumento do número de amigos do GAF.

» O GAF está ao serviço dos mais pobres dos pobres e dos excluídos, aqueles que sempre foram os preferidos de Jesus.

» O GAF é um serviço de caridade prestado pela Ordem dos Padres Carmelitas Descalços à sociedade vianense e seu entorno, em parceria com diversas entidades que, directa ou indirectamente, prestam serviços de cariz social.

» O GAF não dá todas as respostas (e reportou-se a uma dificuldade havida na Sexta-feira anterior), mas alegra-se com o que pode dar.

Sem comentários: