sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Uma celebração, tantas celebrações!

Hoje foi um dia grande para a família. Grande porque era dia de Santa Teresa de Jesus. Grande porque o Santuário do Menino Jesus de Praga começou a celebrar as bodas de ouro da sua fundação. Grande porque os Irmãos Daniel, Noé e Nuno ali se consagraram inteiramente ao Senhor. O Daniel é de Angola; o Noé e o Nuno, de Timor. O Carmelo os juntou e juntos caminharam até se animarem à consagração perpétua das suas vidas ao Senhor.
Presidiu à celebração o Provincial Frei Pedro Ferreira. (A sua bela homilia há-de aparecer aqui logo que possível.) Na assembleia estiveram alguns amigos e familiares. Os amigos era de Avessadas, da comunidade do Porto onde estudaram e também de Viana. Os familiares eram poucos, compreensivelmente. As várias comunidades da Província fizeram representar-se alegremente.
A cerimónia foi serena e escorreita, bem delineada, sem pausas mais que as necessárias. Do altar fomos para a mesa, porque ambas fortalecem os laços familiares. A tarde dispersou-nos, mas não nos separou.
A nossa comunidade de Viana trouxe consigo o Frei Daniel (Na terceira fotografia está emitindo os votos nas mãos do Provincial) para uma Casa que bem conhece, pois aqui foi noviço. Ainda assim, com gosto, lhe dissemos: — Sê bem-vindo, irmão! (E ele encheu os nossos cálices de saboroso licor!)