segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Profeta Jeremias, Hoje (II)


Mas Jeremias acabava sempre reconciliando-se com Deus e convertia-se novamente, reafirmando a sua esperança de que no fim de tantas dores tudo acabaria bem. Jeremias confiava: Deus é quem governa e Dele será a vitória final
O jovem profeta Jeremias é um exemplo de coragem e fidelidade para os jovens católicos que nos dias de hoje são hostilizados nas escolas, universidades e outros ambientes, por causa da sua fé e dos seus valores cristãos.
É claro, poucos são aqueles cuja experiência de fé se identifica com a de Jeremias. A maioria, na verdade, prefere adaptar-se aos seus amigos, a quem amam mais do que a Cristo; assim, evitam proferir qualquer palavra que possa contrariar a opinião do grupo. As suas línguas são frouxas.
Muitos desses católicos frouxos vêem como demonstração de ódio qualquer palavra que expresse a justa ira. E justificam-se com chavões batidos: “Não podemos julgar ninguém”; “Cristo pregou o amor, palavras duras semeiam a divisão”; “devemos procurar viver em paz com todos…”. Segundo eles, da boca de um autêntico cristão só podem sair palavras positivas e de “paz”.
Sobre esse tipo de pessoas, Jeremias disse: “Sem responsabilidade, querem curar a ferida do meu povo, dizendo: ‘Paz! Paz!’, quando não existe paz” (Jer 6,14). Eles ignoram completamente as palavras do Mestre: “Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa.” (Mateus 10, 34-36)
Para ti que caminhas como Jeremias só tenho uma palavra: persevera! Os momentos difíceis passam todos; em breve, tu recordarás esta época de dificuldades com alegria. Lembra-te e acredita: o Senhor dar-te-á amigos cem vezes mais verdadeiros do que estes que porventura tenhas perdido.

Sem comentários: