Um júbilo feito de uma salva de palmas, de flores e de chuva de pétalas, de leigos, sacerdotes com suas estolas e religiosos carmelitas com seus hábitos foi assim que ontem à tarde foram recebidas as relíquias do Bem-aventurado Frei Bartolomeu dos Mártires na nossa Igreja do Carmo.
Já o convento de São Domingos tinha história — 1563 é o ano do início da sua construção — quando em Viana se fundou o do Carmo, em 1618. Naquele tempo, entre os maiores amigos e promotores dos Carmelitas estiveram os frades Dominicanos. O tributo que estes dias prestamos ao dominicano Arcebispo Santo leva, portanto, muito da amizade que nos une e uniu. E leva também e sobretudo todo o nosso agradecimento ao Senhor pela vida santa e pelo raiozinho da sua glória que ainda hoje é São Bartolomeu dos Mártires.
Ao Senhor damos glória!

Somos Carmelitas Descalços, filhos de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, Ordem dos Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, Senhora do Sim, nossa Mãe e nossa Irmã, em Viana do Castelo, Alto Minho, Portugal, a viver «em obséquio de Nosso Senhor Jesus Cristo e a servi-l’O de coração puro e consciência recta».
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Relíquias do B. Aventurado Frei Bartolomeu dos Mártires
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário