terça-feira, 30 de setembro de 2008

Festa de Teresinha, festa de família

Já estamos em Outubro. Parece que se vão definhando as luzes e que o Outono nos vai vestindo de cores mais escuras, de tons castanhos.
Para nós, Carmelitas, Outubro é bem castanho, um castanho de festa. O vento do Outono traz-nos ainda sussurros de passado santo.
No dia 1 de Outubro é Santa Teresinha quem nos bate à porta. Ligeira e serena como uma brisa suave, ela recorda-nos a simplicidade da sua missão, o lema que poderia ser também o nosso: «Eu só quero amar Jesus e fazê-lo amar.»
Ó que belo lema! Amar Jesus! E fazê-lo amar! E de quem o aprendeu ela se não da sua família, dos seus pais, Luís e Célia, e de suas irmãs?
Sim, foi em família que Teresinha aprendeu a conhecer e a amar Jesus. Por isso a Igreja beatificará os seus pais no próximo dia 19 de Outubro, Domingo das Missões, apresentando-os como pais duma família modelo.
Os escritos de Teresinha ressumam um profundo amor aos seus pais, pois ela bem sabe que lhes deve muito do que foi. Ela fala deles como «uns pais incomparáveis, que nos rodearam dos mesmos cuidados e dos mesmos carinhos», e confessa «ter amado muito o seu querido papá e mamá», de cujo amor se sentiu rodeada desde o mais tenro despertar da sua consciência.
Este ano celebramos Teresinha, mas não podemos não contemplar a sua família, em especial os pais santos que Deus lhe deu.
S. Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Sem comentários: