quarta-feira, 1 de julho de 2009

XIV ENCONTRO DOS EX-SEMINARISTAS GERAÇÃO 80/90

Há já alguns anos, mais precisamente deste 1995, que vem sendo realizado o Encontro Anual dos ex-seminaristas que frequentaram o Seminário do Carmo nos anos 80 e 90 (alguns tendo entrado ainda na década de 70).
A ideia do evento surgiu naturalmente, como surgem todas as coisas verdadeiramente genuínas e importantes. Em encontros esporádicos entre colegas, relembrávamos frequentemente os momentos vividos no seminário, questionando-nos sobre a possibilidade e interesse em organizar um encontro para o qual fossem convidados "os amigos de longa data que a vida dispersou", onde pudéssemos recordar os "velhos tempos" e retomar a amizade interrompida pelo tempo.
No ano de 1987 surgiu uma primeira tentativa de dar realização ao sonho, tendo-nos reunido vários colegas de ano para um almoço no Seminário de Viana. O almoço foi bom, mas a iniciativa ficou por aí, embora em alguns tenha continuado a fervilhar a ideia de lhe dar continuidade.
Mais tarde, alunos de outros anos, todos residentes perto de Viana, tiveram uma iniciativa do género, organizando um dia de convívio.
Quando mais tarde, em encontros fortuitos, soubemos destas iniciativas dispersas fez-se "clik", pensando que talvez estivesse na altura de levar por diante uma iniciativa mais consistente, mais estruturada, alargada a todos aqueles que nos últimos anos tinham frequentado o seminário, até porque, sempre que nos encontrávamos, o tema de conversa derivava inevitavelmente para o mesmo ponto - o encontro.
Sabíamos que já existia a Associação dos Antigos Alunos, até porque tínhamos recebido convites e participado nos seus encontros. Mas verificáramos que "a nossa geração" não estava presente. Quisemos, por isso, fazer o “nosso” encontro, com o objectivo de reencontrarmos os nossos amigos.
A ideia ganhou corpo e o sonho tornou-se realidade no ano de 1995. Nascia o "I Encontro dos Ex-seminaristas - geração 80", que também ficou conhecida como "geração outside", pelo facto de ter organizado um encontro à margem dos existentes.
A partir desse ano, temos vindo a realizar anualmente o "nosso encontro". No dia 27 de Julho de 2009 teve lugar o décimo quarto, realizado repartidamente entre a beleza e encanto da Quinta do Menino Jesus, em Deão, e o Seminário de Viana, onde pudemos reencontrar espaços e pessoas.
Estes encontros são um espaço de convívio e partilha entre amigos de infância e juventude, um acontecimento de referência anual para os que têm vindo a participar. Para o próximo ano continuaremos com a iniciativa, esperando uma cada vez maior adesão, pois a experiência tem sido muito positiva e motivadora.
Até 2010.
José Manuel Gemelgo Reis

Sem comentários: