quarta-feira, 21 de outubro de 2009

E no fim da visita das relíquias...

As relíquias de S. Teresinha estiveram de visita ao Reino Unido. Foi mais uma peregrinação de Teresinha a casa dos seus irmãos com um grande poder de convocatória.
Uns dias depois do fim da visita das relíquias de Santa Teresinha, que provocaram um reacender da fé católica na Inglaterra, a Igreja anunciou a publicação de uma constituição apostólica do Papa Bento XVI com a qual a Igreja Católica aceita o pedido de numerosos bispos, sacerdotes e fiéis anglicanos de entrar em comunhão plena e visível. Esta disposição responde à solicitude de adesão de um grande número de anglicanos (informou-se que são “entre 20 e 30 bispos” anglicanos que pediram entrada na Igreja Católica), que se encontravam insatisfeitos com algumas modificações que se realizaram dentro desta Comunhão.
O Papa introduzirá “uma estrutura canónica que provê a uma reunião corporativa através da instituição de ordinariatos pessoais, que permitirão aos fiéis ex-anglicanos entrar na plena comunhão com a Igreja Católica, conservando ao mesmo tempo elementos do específico património espiritual e litúrgico anglicano”.
Recordemos que o Carmo teve há alguns anos atrás, um religioso em Roma que trabalhava no acompanhamento de sacerdotes anglicanos que pediam o ingresso na Igreja Católica.
Frei Filipe Boyce foi depois nomeado bispo de Raphoe, na Irlanda, em 1995.

Sem comentários: