terça-feira, 26 de abril de 2011

Missão cumprida

(Inicia-se hoje no Centro de Espiritualidade de Santa Teresa em Avessadas, XI Capítulo Provincial da nossa Província Carmelita.A todos pedimos a proximidade e o acompanhamento na oração, para que saiba-mos escutar a voz do Espírito que conduz a Igreja de Jesus a fim de tomarmos as oportunas decisões de serviço à Igreja.)
Aqui termina o caminho que aqui começámos em Maio de 2008.
Abro as mãos e dou graças a Deus por ele. E agradeço-Lhe por me ter trazido até aqui, consciente de que Ele sabe por que vim e por que vamos indo.
Durante estes três anos o Carmo de Viana do Castelo foi-me confiado a mim e aos Padres Caetano, Maciel, Carlos, ao Irmão Domingos, e mais recentemente ao Frei Daniel.
Termina agora o nosso tempo. Saímos em paz, com os pés cansados do caminho. Perdão pedimos se ou corremos de mais ou de mais parámos.
Do dia 26 ao 29 reúne-se o Capítulo Provincial. É a assembleia magna da nossa Ordem, à imitação do primeiro Cenáculo.
Tudo é graça!
O chegar, o estender e acomodar da tenda, o permanecer e o partir são graça.
O que de graça me foi entregue de graça o devolvo antes do Capítulo Provincial. Entrego-o com graça e um sorriso.
Até o intervalo é graça.
Agora que o tempo passou já não há dor que doa, mas renovo de Páscoa e esperança de que aqui ou noutro lugar continuaremos a caminhar com igual compromisso de não parar.
Para cada um de nós os seis Viana tem agora o nome de Ur, como a da região da Caldeia: Pode, pois, chegar a ordem de partir para uma nova terra que nos venham a indicar.
Aos meus cinco irmãos carmelitas agradeço a vénia do serviço com que juntos servimos e a companhia que me deram. E aos leigos a disponibilidade do copo de água e as brancas flores silvestres que estenderam nas veredas. Sem uns e outros a missão não seria cumprida!
Porém, como é belo alçar o olhar e dar o passo de saída! Mesmo que só seja para aqui ficar.
Frei João Costa, prior

1 comentário:

Carla Maria do disse...

Também foi há três anos que cá cheguei (viana do Castelo) e tive o privilégio de vos conhecer, de vos ouvir, de aprender com todos vós!
Bem hajam! Gostava muito que ficassem...Parabéns por tudo, principalmente pela forma como nos acolhem e pelos belos ensinamentos.