quarta-feira, 6 de abril de 2011

S. Teresinha no ensinamento do Papa

Na audiência geral que se realizou na Praça de São Pedro, Vaticano, o Papa enalteceu hoje a vida “simples” e “escondida” de Teresa de Lisieux (1873-1897), que rezou pelos “ateus” e se tornou “uma das santas mais conhecidas e amadas” após a morte e a publicação dos seus escritos.
A “vida breve” da padroeira das missões “iluminou toda a Igreja com a sua profunda doutrina espiritual”, sublinhou Bento XVI.
Quando aos 16 anos entrou na ordem religiosa das Carmelitas Descalças tornou-se “Teresa do Menino Jesus e da Santa Face”, nome que para o Papa exprime “o programa de toda a sua vida” ao referir-se à atenção dada à “Incarnação” e à “Redenção”.
Bento XVI recordou igualmente o sofrimento físico e espiritual da doutora da Igreja, título concedido em 1997 pelo Papa João Paulo II para realçar a santidade de vida e ortodoxia dou¬tri¬nal da santa francesa.
“Um ano antes da sua morte, iniciou a sua paixão pessoal”, uma “paixão do corpo, com a doença que acabaria por levá-la à morte, mas, sobretudo, tratou-se de uma paixão na alma com uma dolorosa prova da fé, a qual ofereceu pela salvação de todos os ateus do mundo”, a quem chamava de “irmãos”, afirmou.
As últimas palavras de Teresa – “Meus Deus, amo-vos!” – pronunciadas a 30 de Setembro de 1897 constituem “a chave de toda a sua doutrina”.
“O acto de amor, expresso no seu último sopro, era como a respiração contínua da sua alma, como o batimento do seu coração”, assinalou o Papa, que convidou os católicos a “aprenderem na escola dos santos e a amar de modo autêntico e total”.
Depois de acentuar que Teresa é “guia para todos”, especialmente para os teólogos, Bento XVI salientou que ela penetrou “continuamente no coração” da Bíblia, praticando uma leitura que, “alimentada pela ciência do amor, não se opõe à ciência académica”.
A sua autobiografia intitulada ‘História de uma Alma’, foi publicada um ano após a sua morte, aos 24 anos, tendo obtido “rapidamente enorme sucesso”: “Desejo convidar-vos a redescobrir este pequeno-grande tesouro”, disse o Papa.
“Queridos peregrinos lusófonos, a todos saúdo e dou as boas-vindas, particularmente, aos portugueses vindos de Espinho e aos brasileiros de Divinópolis. Possa essa peregrinação reforçar o vosso zelo apostólico para fazerdes crescer o amor a Jesus Cristo na própria casa e na sociedade!”, disse Bento XVI na saudação em português.
In Ecclesia

Sem comentários: