domingo, 30 de outubro de 2011

Bodas de Ouro do Santuário

 
 
 
 
 
Passaram oito dias. Porém não passaram os ecos gozosos da solene celebração das Bodas de Ouro da fundação do Santuário do Menino Jesus de Praga em Avessadas, Marco de Canavezes. E da fundação da Comunidade dos Carmelitas Descalços.
Ontem, a bênção do Santuário coube naturalmente a Deus pelas mãos e voz do Administrador Apostólico do Porto, D. Florentino de Andrade e Silva.
Hoje, 50 anos depois, caloroso, esteve o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, pedindo-nos a todos que honrássemos este Menino que é Deus fazendo-se pequenino para que não tivéssemos nós de nos esticarmos muito para chegar até Ele. Sim, foi com palavras simples, quase ingénuas, que o Bispo do Porto louvou a Deus por «tanto bem que neste Santuário e Convento fizeram os Senhores Padres carmelitas, não só localmente ou regionalmente, mas por Portugal inteiro, donde chegam as peregrinações e os cansados da vida para descansar, rezar e escutar uma palavra amiga!»
E seguindo sempre em frente na sua curta homilia, «poruqe estão aqui muitas grávidas, muitas mães com bebés de mês e muitas crianças vindos de tão longe», o Senhor Dom Manuel disse ainda: «Sede as mãos do Menino Jesus. Como Ele pediu em Praga que lhe devolvessem as mãos, sede vós agora as Suas mãos! fazei vós o bem que o Mundo precisa, que as famílias e as escolas, o mundo do trabalho e do lazer precisam. Fazei sempre o bem com as vossas mãos!»
Foi realmente bela cerimónia que fez memória justa dos 50 anos do Santuário do Menino Jesus! Valeu a  pena!

1 comentário:

Anónimo disse...

Como jovem carmelita, à distância, também louvo ao Senhor pelos 50 anos desse lugar sagrado. Ali, muitos de nós temos bebido da espiritualidade carmelita, temos estreitado laços de amizade como fortes amigos de Deus. Quantos "bons-dias ao Menino Jesus", quantos encontros nacionais do Carmo Jovem, quantas vigílias, quantos retiros de oração, quantos encontros de universitários, e... até uma Clarminhada. Que o Menino continue a ser honrado no seu Santuário em Avessadas e nos ensine a ser cada vez mais pequeninos!
João