domingo, 22 de janeiro de 2012

Visitar, ler e reflectir sobre a experiência da fé


Teresa de Jesus é o nome religioso adoptado por Teresa de Cepeda e Ahumada ao professar como Carmelita Descalça. Provável descendente de judeus conversos, pertencia a família nobre de Ávila, Espanha. Nasceu em Gotarrendura, Ávila, em 1515; e morreu em Alba de Tormes em 1582. Podemos seguir a sua vida e a sua evolução espiritual ao longo da leitura dos seus escritos mais biográficas: Vida (escrito entre 1562 e 1565), as Relaciones espirituales, o Libro de las fundaciones (iniciado en 1573 y publicado en 1610) as suas Cartas. Em 1562 fundou o Carmelo de S. José de Ávila e assim concretizou o seu ideal de reforma do Carmelo. A partir desta a sua vida será dedicada à oração e à contemplação e a uma extraordinária obra de fundações. Fundará assim, logo depois e até à sua morte: Medina del Campo, Malagón, Valladolid, Toledo, Pastrana, Salamanca, Alba de Tormes, Segovia, Beas, Sevilla, Caravaca, Villanueva de la Jara, Palencia, Soria y Burgos. Graças à intervenção de S. João daCruz, erigiu-se 1568, em Duruelo, o primeiro convento reformado masculino.
Para ajudar as suas irmãs na realização do seu ideal de vida religiosa compôs para elas o livro Camino de perfección (escrito entre 1562 e 1564 e publicado em 1583), e Castillo interior (1578).
Em 1970 foi proclamada Doutora da Igreja, tornado-se a primeira mulher a receber esta distinção.
1. Toda a nossa vida é caminhada e por mais que queiramos viver cada momento com toda a intensidade, não conseguimos parar.
Quem vive com os olhos na meta sabe que caminha para o encontro e para a plenitude.
A Igreja sabe para onde caminha guiada pela palavra infalível do Pai, pela mão estendida de Cristo que indica o caminho e pela noção interior do Espírito Santo que nos anima e conduz.
Como parte integrante da Igreja, corajoso e fiel, o Carmo caminha e alenta a caminhada dos seus membros, da Igreja e do mundo com a experiência admirável dos seus Santos e a luz da sua vida.
A caminhada para a meta constrói-se ainda através de pequenas metas que nos vão aparecendo ou que nós vamos fixando para o nosso peregrinar.
2. Uma das pequenas metas que actualmente o Carmo de Santa Teresa e de S. João da Cruz se propõe agora caminhar é a do ano 2015. Nessa meta cumprir-se-ão osquinhentos anos do nascimento de Teresa de Ahumada que, transformada em Teres de Jesus foi constituída por Deus mestra da Igreja e mãe da família do Carmo Descalço.
Nasceu no dia 28 de Março de 1515 às cinco horas da madrugada, e foi baptizada no dia 4 de Abril, Quarta-feira de Trevas, aquela que com a sua vida e a sua palavra tanta luz deu à Igreja e ao mundo.
Não é, por isso, nada de estranhar que o Carmo se prepare com todo o entusiasmo para celebrar este acontecimento e dar dele graças a Deus.
3. As pessoas ligadas ao Carmo, por qualquer vínculo, sabem que já há algum tempo as nossas atenções se vão concentrando nesse acontecimento, meta actual do nosso peregrinar na fé. Como preparação, o Carmo de Viana do Castelo oferece a todos, no próximo dia 21 de Janeiro, um dia de reflexão e de espiritualidade para melhor conhecimento de Teresa que é a Mãe dos Espirituais, segundo a frase que se encontra escrita na base da sua estátua na Basílica de S. Pedro, em Roma.
Será conferente o P. Agostinho Leal, do Santuário do Menino Jesus de Praga.
Outras iniciativas acompanham e acompanharão esta que, fazemos bem em aproveitar para nosso maior aprofundamento e conhecimento da riqueza da nossa fé.
4. Desde o passado dia 24 de Dezembro até ao pretérito dia 9 de Janeiro, o claustro do nosso convento alegrou-se com a Exposição de Presépios, que desde a sua simplicidade nos convidava à contemplação do mistério santíssimo e admirável da Incarnação e Nascimento do nosso Salvador.
Terminada a exposição de presépios o claustro revive agora com uma exposição sobre o Livro da Vida da Santa Madre Teresa. Sabemos bem como este livro nos relata a sua vida por si escrita, e como ao longo dos séculos tem sido de grande proveito para os cristãos, os tem ajudado no seu caminho e animado a sua conversão sincera.
Fazemos bem em visitar, ler e reflectir sobre a experiência de Teresa, que a tornou capaz de aprender a ser discípula perfeita do Mestre dos mestres, que fez dela mestra para o povo de Deus tal como diz a oração da liturgia da sua Solenidade: «inspirada pelo Espírito Santo, manifestais à vossa Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos a graça de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira Santidade.» 

Frei Silvino Teixeira Filipe Chama do Carmo I NS 132 I Janeiro 21 2012

Sem comentários: