sábado, 24 de março de 2012

Retiro quaresmal com o P. Palau

Um dia de retiro em 17/3/2012 na Comunidade do Carmo com 2 Carmelitas missionárias  a Irmã Beatriz de Anha e a Irmã Leonor Caracóis   sobre a vida do Bem-aventurado Francisco Palau, Carmelita Descalço.
Iniciou-se com a oração da manhã, seguindo-se com a biografia do Bem-aventurado Francisco Palau e a manhã terminou com a Oração mariana.
Francisco Palau nasceu em Aytona (Espanha) em 29/12/1811. Carmelita Descalço desde 1832, professou no ano de 1833, onde continuou os seus estudos e foi ordenado Diácono em 1834. No ano seguinte o convento é assaltado e saqueado, Francisco Palau com os outros religiosos escapam à morte e são levados para Espanha onde vem a ser expulsos no ano seguinte.
Francisco Palau volta a viver em Portugal e o provincial Carmelita encaminha-o para o sacerdócio, é ordenado sacerdote em Abril de 1836. A primeira grande etapa da sua vida sacerdotal é marcada por um novo destino e passa a viver exilado em França, ali alterna a sua vida solitária e ao mesmo tempo exerce um intenso apostolado. Regressa a Espanha e começa as suas tarefas apostólicas com a criação da Escola de Virtudes na Igreja Paroquial de Snto. Agostinho com lições dominicais e a publicação do catecismo das virtudes. Nova interrupção com o pretexto de travar as revoltas dos trabalhadores de Barcelona e a escola de virtudes é suprimida e o padre Palau é exilado novamente para a ilha de Ibiza. Outra vez passa mais de 6 anos em desterro. No exílio volta a exercer um intenso ministério sacerdotal e é aqui que ele funda o Carmelo Missionário. É na ilha de Ibiza que Francisco Palau começa a escrever a sua grande obra “ as minhas relações com a igreja” para Palau a igreja é sua “ grande amada” a última etapa da sua vida é a mais intensa e com mais dificuldades, recupera a liberdade de acção, viaja até Roma e é nomeado director dos Carmelitas terceiros de Espanha em 1867. Começa um intenso trabalho de exorcizado e assistência aos enfermos, mas sobretudo na formação e direcção dos Religiosos e Religiosas carmelita missionárias.
Em plena actividade apostólica Palau é surpreendido por uma doença repentina, morre em Terragona a 20/03/1872, Foi Beatificado pelo papa João Paulo II em 24/04/1988.
Da parte da tarde, reunimo-nos na sala para rezar a oração dos Bem-aventurado Francisco Palau, seguindo-se momentos de silêncio e meditação na capela da comunidade.  
Depois em forma de conclusão a irmã Beatriz falou-nos do Carmelo Missionário.
O retiro terminou com a celebração da eucaristia com a comunidade.
Madalena Brito

Sem comentários: