domingo, 1 de julho de 2012

XVII Encontro dos Ex-Seminaristas - Geração 80/90




O passado dia 30 de Junho de 2012 viu novamente ateada a chama da amizade dos ex-seminaristas da “geração 80/90”, que se reuniram no seu 17º Encontro, dando continuidade à iniciativa que brotou em 1995.
Mais uma vez, o evento teve lugar na Quinta do Menino Jesus de Praga, em Deão, onde o grupo aproveitou para confraternizar à volta da mesa e nos belos espaços, tendo início pelas 10.30h e terminando por volta das 20.30h.
Para além dos momentos de convívio, houve lugar para a eucaristia e para a reflexão.
Relativamente à primeira, foi um momento alto do encontro, solidificando a amizade na fé em Jesus, fonte de energia e equilíbrio, chama que aponta caminhos e alenta nos obstáculos.
Quanto à reflexão, o P. Carlos começou por transmitir a mensagem do Provincial, o P. Joaquim Teixeira, que devido à participação na Peregrinação Anual a Fátima não pôde estar presente, bem como os padres da comunidade de Viana.
Também eu, em nome da Comissão Organizadora, transmiti as mensagens de alguns colegas, recebidas via email, forma pela qual quiseram marcar presença: O António Sales, por se encontrar num casamento, o Cláudio, o Paulo Rocha, o Saul, o Vítor Araújo e o Hilário por compromissos laborais, e o Miguel Gonçalves, que se encontra a trabalhar no estrangeiro.
Da reflexão destaco algumas ideias: em primeiro lugar, a grande satisfação de todos os presentes pela oportunidade de participação, referindo o encontro como marco anual; em segundo lugar, a tristeza pela ausência de tantos colegas que gostariam de rever, o ânimo em “persistir”, comprometendo-se a divulgar a iniciativa e a tentar “captar” novos elementos; em terceiro lugar, o agradecimento à comunidade de Viana pela disponibilização do belo espaço.
Para que conste e possa servir de estímulo a alguns ausentes, aqui ficam os nomes dos participantes deste ano:
António José da Silva (Alpendurada), Carlos Alberto Araújo, Eduardo Martins de Sousa, Eugénio Afonso, Fernando Barbosa, Luís Alberto Vieira, João Alves de Sousa, Joaquim Costa, José Manuel Gemelgo Reis, José Marinho, Pe. Carlos.
Até 2013.
José Manuel Gemelgo Reis                     

Sem comentários: