terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A caminho da fronteira

Os Consagrados que somos Igreja em Viana do Castelo reunimo-nos na Igreja Paroquial de Barroselas, sob a presidência de D. José Pereira, para assinalar o Dia do Consagrado.
Ao longo de todo o fim de semana, os religiosos e religiosas da Diocese fomos passando pelos diversos momentos litúrgicos e catequéticos daquela comunidade paroquial, procurando testemunhar a vocação a que fomos chamados e tornar mais visível esta realidade eclesial tão discreta.
Na tarde do dia 2 celebrámos a Eucaristia em conjunto, com muita leveza, alegria e acção de graças. Na homilia o sr. D. José perspectivando a vida consagrada desde as palavras de São Paulo: «Já não sou eu que vivo, é Ceristo que vive em mim», convidou os Consagrados a «serem esteios desta sociedade, nestes tempos tão perturbados», animou-nos a «estar disponíveis para servir toda a humanidade, sobretudo quem padece no corpo ou na alma», desafiou-nos a «revisitar as constituições fundantes e a assumir lugares de fronteira no anúncio da Palavra de Deus», e pediu-nos para sermos «testemunho luminoso, para que vendo-vos o mundo veja os valores do Cristianismo».

Sem comentários: