terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Irmã Carmelita no abraço do amor de Deus

Silencioso é o Carmelita, testemunhando o cultivar da delicadeza necessária ao ecoar da voz de Deus em seu íntimo. Escutando essa voz de amor, resposta de amor se torna a vida no dia a dia.
Mais uma Carmelita atingiu o cume da montanha para ser acolhida no abraço do amor de Deus!
Assim é de supor e confiar, olhando para uma vida que, já dos noventa anos a contar, setenta foram vividos neste Carmelo, onde reina o silêncio do deserto, ajudando a escutar a voz de quem se não cansa de chamar e convidar à intimidade do mais sagrado amor divino.
Foi na manhã de 11 do corrente mês de Fevereiro, quando a comunidade se congregava para celebrar a Eucaristia em memória da aparição da Imaculada Senhora de Lurdes. Com sinais de que o Mestre já a chamar à sua presença, havia recebido a santa Unção e repetidamente confortada pela absolvição de suas culpas e pelo Pão da Vida eterna. Aos socorros sobrenaturais, acrescentar-se-á a visita quase diária do Médico, sem lhe faltar a costumeira caridade de amparo que a comunidade reserva a cada uma.
Nessa manhã, tudo parecia normal, mas o coração parou na terra e terá começado a bater no céu com a alegria da gratidão. Em carinhosa veneração, inundada com o perfume da oração, ficaram seus restos mortais no segredo da clausura. E foi pelas mãos das irmãs da comunidade que desceu para as exéquias na manhã do dia 12.
Descendente de uma família natural de Viseu, teve a graça de nascer na China a 23 de Junho de 1919, sendo baptizada com o nome de Maria Fernanda. A dois de Outubro de 1940, entrou neste Carmelo de Viana do Castelo. Assim na Primavera dos seus 21 anos, entrou para ficar com o nome IRMÃ MARIA TERESA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE. A primeira consagração foi a 13 de Maio de 1942, tornando-se solene e perpetua no mesmo dia do ano de 1945.
Com o diploma de pianista, muito serviu a animação das celebrações comunitárias. Fiel à graça exemplar de Santa Teresinha, mostrou-se disponível para todo o serviço que lhe fosse confiado. A tudo sabia dar a unção do grande amor que lhe enchia o coração. Alegre, simples, delicada e sempre disponível para servir, são as notas mais salientes no rosto que fica na memória.
Setenta anos decorridos, a jovem de 20 anos, coroada de rosas brancas, agora na graça dos noventa anos, acompanhada pela comunidade de velas acesas nas mãos, sai da clausura e, corpo presente no meio dos fiéis, tem solenes exéquias, presididas por D. Abílio Ribas em nome do Prelado Diocesano. À presença dos Padres Espiritanos, juntou-se um bom grupo de Padres Carmelitas com o Reverendo P. Armando Rodrigues, Prior da Paróquia de Monserrate. O Capelão, P. Domingos Neiva, animou a celebração com belos cânticos cheios de esperança.
Sr. D. Abílio, em belas e distintas palavras, falou da felicidade no amor de Deus. Declarou confiar já no abraço eterno a Irmã Maria Teresa do Menino Jesus. Salientou acreditar que, em cada uma das Bem-aventuranças no Evangelho proclamado, estará um capítulo desta vida feita semente de novas vocações para este Carmelo e urgentes necessidades da missão da Igreja neste mundo.
O Prior da Paróquia com o Frei Superior dos Padres da Ordem do Carmo e um grupo de fiéis fizeram acompanhamento até ao silêncio da sepultura.
Carmelo, tesouro espiritual de Viana do Castelo, espera por quem venha manter acesa e viva a chama do amor e, no silêncio, anunciar a ternura fiel da presença de Deus a convidar todos os homens à alegria da paz.
Pe. Jorge Veríssimo
(Notícias de Viana 1409, 19 de Fevereiro 09, pag3)

Sem comentários: