quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Algumas singularidades da mais jovem Doutora da Igreja

1. Teresinha é a mais jovem Doutora da Igreja (24 anos).
2. É a mais moderna e a mais próxima ao nosso tempo.
3. A causa do doutoramento de Teresa de Lisieux é a primeira que se tramita após a suspensão destas causas decretada por Paulo VI, em 1972.
4. É também a primeira que se instrui desde que entrou em vigor a constituição apostólica Pastor bonus de João Paulo II, de 28 de junho de 1988.
5. Teresinha é o único Doutor da Igreja que viveu no século XIX.
6. As cartas postulatórias para seu doutoramento eclesial não foram redigidas pelos bispos isoladamente, mas por Conferências Episcopais nacionais, que antes não existiam.
7. A Positio para o processo doutoral de Santa Teresinha é a mais ampla, a mais rigorosa e a mais rápida pelo tempo de sua redação (dois meses).
8. Transcorreu um verdadeiro recorde entre o anúncio deste doutoramento, feito pelo Papa e a sua efetiva proclamação: para Santa Teresa de Jesus, três anos 1967-1970; para S. Teresa do Menino Jesus, 55 dias).
9. Teresinha é o único Doutor da Igreja declarado por João Paulo II em seus 20 anos de pontificado.
10. Houve a novidade de se anexar esta declaração de Doutora da Igreja com a juventude e os jovens (Paris, Jornada Mundial da Juventude, 24-8-97; Roma, 19-10-97).
11. Fez-se coincidir intencionalmente esta proclamação com o dia do 70o. aniversário do patronato de Santa Teresinha sobre as Missões e os Missionários do mundo inteiro.
12. Foi a primeira proclamação doutoral celebrada com toda solenidade na praça de São Pedro.
13. A Missa concelebrada foi marcadamente poliglota, com textos em 12 línguas: Latim, grego, italiano, francês, espanhol, inglês, português, polaco, filipino, chinês, swahili e paleoeslavo conforme a liturgia bizantina russa.
14. A nova Doutora da Igreja é a autora mais editada, mais traduzida, mais lida, mais conhecida e mais venerada pelos cristãos orientais e ocidentais, por muitos não cristãos e até por não crentes.

Sem comentários: