domingo, 11 de abril de 2010

Um dia pela vida

Um Dia Pela Vida é última acção promovida pela Liga Portuguesa contra o cancro. Viana do Castelo foi o 21º concelho a aderir. E com bastante garra. Celebrar, recordar e lutar é o lema. Neste sábado viveu-se na nossa comunidade uma jornada de Um Dia Pela Vida. As duas equipas de Viana vieram ao Carmo para rezar, e rezámos todos juntos. E no fim da Eucaristia também pedimos esmola para lutar pela vida, ajudando a investigação contra a doença e o mal. Na foto estão as três ponta de lança dessa jornada. A seguir ficam as orações que escreveram para o momento com as quais nos ajudaram a rezar.

Para a oração dos fiéis:
1. Por todas as pessoas com adversidades na sua saúde, para que o seu sofrimento seja minimizado e o seu tratamento possível e eficaz. Também por todos os familiares, amigos e profissionais que desde o primeiro momento lhes deram o seu apoio e contributo. Oremos ao Senhor.

2. Para que os valores como a solidariedade e o da fraternidade, permaneçam intactos no coração da humanidade, porque são esses atributos que realmente podem fazer a diferença nas grandes causas. Oremos ao Senhor.

3. Por todos os profissionais de saúde, para que a sua ciência seja iluminada e abençoada por Deus, e que a medicina continue a evoluir rapidamente de forma a contrariar algum fatalismo que existe em determinadas doenças. Oremos ao Senhor.

4. Por todos aqueles que, enfrentando estados de debilidade, possam recuperar rapidamente o seu vigor e, acima de tudo, rogamos para nunca perderem a vontade de viver. Oremos ao Senhor.

5. Por todos os entes queridos que partiram, mas que não deixaram de nos estar próximos, acreditando também que, de alguma forma, ainda continuam a olhar por nós. Oremos ao Senhor.

Para a acção de graças:
Charles Baudelaire dizia «A vida é um hospital onde cada doente está possuído pelo desejo de mudar de cama».
Mas, com todo o respeito, devemos contrariar o pensamento deste ilustre poeta francês, e, sempre que estivermos nesse hospital que ele refere, o nosso desejo para contrariar essa pungência, terá que ser o de sair dessa cama totalmente restabelecidos e dispostos a abandonar essas instalações, em direcção à vida e a tudo o que de magnífico ela nos proporciona.
Com a ajuda de Deus, este Um Dia Pela Vida e a corrente solidária que o envolve, irá permitir a diversos pacientes essa saída, multiplicando esse dia em dias e esses dias em muitos anos. Por isso devemos continuar a canalizar os nossos esforços para que assim ocorra.

Sem comentários: