domingo, 13 de março de 2011

Quaresma em clave feminina

As mulheres foram as primeiras a regressar ao túmulo e a contemplar a Ressurreição. Elas são as primeiras testemunhas do mundo novo, que tem início na ressurreição de Jesus.
São por isso modelos de discípulos de Jesus e também evangelizadoras dos Apóstolos!
Os que se conduziam pelos pensamentos humanos foram iluminados pelas que levadas pelo coração não desistiram de procurar até encontrar Jesus, e encontraram-n’O como Ressuscitado.
Nós que na Páscoa seremos guiados pela alegria do anúncio pascal das mulheres deixemo-nos guiar previamente também por elas na Quaresma!
Na sua Mensagem para esta Quaresma o Papa pergunta-nos: «Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano Litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus?»
Estejamos, pois, atentos, porque, de facto, domingo a domingo, pelo menos, os textos evangélicos guiam-nos para um encontro intenso com o Senhor.
Toda a Palavra de Deus nos chama para esse encontro renovador. Ler a Bíblia é uma tarefa de que todos necessitamos e da qual todos saímos enriquecidos e transformados. (Aliás, durante os dias da Quaresma ninguém se deveria escusar a ler e a meditar serenamente um pedacinho da Bíblia.) A Palavra de Deus é luz boa que clareia a nossa mente e ajuda a ler o negrume da nossa vida, e a vassoura de boa qualidade que varre o pó acumulado até nos revelar tesouros ocultos pelo descuido e pelo ramerame.
Se nos dispusermos poderemos aceder à Palavra de Deus pelo olhar e pelo coração das mulheres, que poderão ser para nós excelentes catequistas e modelos de escuta da Palavra.
Ler a Bíblia é uma tarefa urgente.
Poderíamos propôr-nos abrir e caminhar a Quaresma e a Páscoa em clave feminina, focando a intervenção das várias mulheres que vão aparecendo nas diversas leituras.

EVA
Com Eva regressamos ao tempo das origens, ao acto criador de Deus. Recordamos o projecto amoroso de Deus e o tropeção da humanidade. Ela traz-nos a esperança na vida.

SARA
A figura de Sara, mulher de Abraão, ajuda-nos a descobrir a nossa condição de caminhantes pelo deserto. Com ela podemos acreditar que o impossível é possível.

SAMARITANA
A Pecadora diz em sua vida a sede do caminho. É mulher inquieta e buscadora, que não estaciona à margem da vida nem é conformista. É um desafio para que nos encontremos num encontro transformador com Jesus. Com ela regressamos a casa anunciando que Jesus a todos dá a água da vida.

A MÃE DO CEGO DE NASCIMENTO
A mensagem que esta mulher, inicialmente desolada e reduzida a nada, nos pode deixar é a de que também nós nos podemos recriar pela luz de Jesus que penetra em nossa vida. Ela nos ajude a ver o Senhor sempre presente no meio das nossas trevas pessoais e comunitárias.

MARTA, IRMA DE LAZARO
É poderoso o sinal que brota do coração cheio de fé de Marta diante do seu irmão morto. Ela desafia-nos a olhar a morte de frente, com o convencimento de que depois da ressurreição de Jesus jamais a morte tem a última palavra sobre a nossa vida.
Contemplando a figura de Marta pedimos para nós uma centelha da sua fé e da sua valentia, para sermos capazes de acreditar nos momentos mais difíceis.

MARIA, MAE DE JESUS
A Mãe de Jesus é luz serena e guia suave para os discípulos de Jesus, quer durante as agruras da Quaresma, quer na exultação pascal.
Sem medo ela nos leva pela mão pelo mais inóspito caminho quaresmal – o do lugar escalvado do Crâneo, ou Calvário. Como mulher forte ela posiciona-nos delicadamente diante do silêncio da cruz de Jesus e pelo percurso do inebriamento da vitória da Páscoa.
Que na noite da fé, Maria, Mãe de Jesus, nos mostre o bendito fruto do seu ventre.

MARIA MADALENA
A figura e a história de Maria Madalena desafiam-nos a sermos corajosos, a sairmos do sepulcro do deserto para o jardim da Páscoa. Que como ela não tenhamos medo de amar Jesus, ela que foi apóstola dos apóstolos.

A Palavra de Deus curou, iluminou, salvou, libertou, perdoou, e deu a palavra às mulheres.
Por que não hão-de elas guiar-nos na Quaresma?
Chama do Carmo I NS 101 I Março 13, 2011

Sem comentários: