segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dia Internacional da Família

O ano de 1994 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Família, e o dia 15 de Maio como o Dia Internacional da Família. O seu tema, "Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em transformação", destacava a família como "a pequena democracia no coração da sociedade", reconhecendo-se assim o papel nuclear da família na sociedade e a importância de adotar estratégias que a capacitem.
A 24 de Maio desse mesmo ano, com o intuito de desenvolver respostas sociais de qualidade, com um espírito humanista e solidário, que promovessem os direitos, a qualidade de vida, a inclusão e a cidadania de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou económica, a Ordem dos Padres Carmelitas de Viana do Castelo, criou o Gabinete de Atendimento à Família (GAF), uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
Reunindo apoios de diferentes parceiros, assim como de cidadãos e cidadãs da comunidade vianense, ao longo dos anos, o GAF foi criando diversos serviços diferenciados, com equipas multidisciplinares e metodologias de intervenção que se caracterizam pela sua inovação e dinamismo, com amplo reconhecimento nacional e internacional.
Desde o início, o GAF entende a Família como uma «unidade estruturante da sociedade e o contexto mais significativo do desenvolvimento do ser humano. Tendo um desígnio educativo e formativo tão exigente, e uma responsabilidade crucial no equilíbrio psicossocial dos seus membros, o GAF pretende potenciar a Família nas suas diferentes dimensões, promovendo a qualidade das experiências e das relações interpessoais aí vividas.»
Problemas sociais como Pobreza, Violência Doméstica, HIV/SIDA e Toxicodependência, exigem planos de ação integrados e em rede, que capacitem as famílias para que respondam autonomamente às suas necessidades. Para tal, é essencial o envolvimento solidário de toda a comunidade, com apoios humanos, materiais e financeiros, para a continuidade deste projeto.

Apoios possíveis:
- defender as causas GAF e tornar-se voz ativa contra a exclusão social e divulgar as ações que o GAF desenvolve;
- colaborar com as nossas iniciativas através de voluntariado;
- contribuir com donativos em espécie (alimentos, eletrodomésticos, mobiliário, artigos para o lar, roupas);
- contribuir para o desenvolvimento de projetos através de donativos pecuniários (numerário, cheque, vale postal ou transferência bancária).
A todas as pessoas que têm colaborado com o grande projeto GAF e todas aquelas que venham a colaborar.....
Bem hajam!
Comemore connosco o aniversário GAF!
Comemore connosco a Família!

Durante o mês de Maio, o GAF irá partilhar com a Comunidade Vianense:
- O Concerto “O Nazareno”, com o Grupo Vocal Consenso, sob a Direção do Maes-tro António Maia Vilas Boas. O evento terá lugar na Igreja do Carmo, às 16H00, no dia 15 e pretende celebrar o XVII aniver-sário do Gabinete de Atendimento à Família, assinalando o Dia Internacional da Família.
- A celebração eucarística comemorativa do XVII aniversário do GAF, às 11:30h do dia 22, Domingo, na Igreja do Carmo.
- A partilha de conhecimento científico, através das XVII Jornadas, desta vez dedicadas à temática “Educação Sexual em tempos de Sida”, no Castelo de Santiago da Barra, nos dias 26, 27 e 28.
Contamos com a sua participação!

Dra Isabel Fernandes
Chama do Carmo I NS110 I Maio 15, 2011

4900- 561 Viana do Castelo - Tel 258 829 138
http://www.gaf.pt/ geral@gaf.pt
NIF: 503748935
NIB: 0007 0000 0062 9490716 23
Rua da Bandeira, 342

Sem comentários: