segunda-feira, 18 de julho de 2011

Basta-te a minha graça!

(O Frei Nuno é o mais distante na fotografia)

O site Carmelitas.pt propôs aos novos sacerdotes carmelitas o seguinte inquérito: 1. Que sentimentos experimentas ao aproximar-se o dia da tua ordenação presbiteral? 2. A quem gostarias mais de agradecer o percurso feito até este momento? 3. Que tens recebido da Ordem dos Carmelitas e da Igreja e esperas continuar a receber? 4. Que tens dado e estás disposto a dar? 5. Que santo ou faceta da vida e espiritualidade da Ordem Carmelita mais valorizas e porquê? 6. Que lema gostarias de adoptar para o teu ministério sacerdotal? 7. Quais os principais desafios dum sacerdote e carmelita nos dias de hoje? 8. O que é que te dá medo? 9. O que é que te dá segurança e esperança para ires em frente com passo firme e determinado? 10. Que mensagem queres deixar aos jovens da tua geração? Eis a resposta do Frei Nuno Pereira:

Neste momento da preparação para a minha ordenação sacerdotal sinto-me em paz; quero agradecer ao meu Deus que me acompanhou com a sua graça, à minha família, aos Padres dos Seminários de Timor, às Irmãs Carmelitas Descalças de Timor, aos Padres Jesuítas, aos nossos Padres Carmelitas Descalços e Irmãs Carmelitas Descalças em Portugal, e todas as pessoas que me ajudaram até este momento. Neste meu percurso recebi a formação académica, espiritual, pastoral e humana tanto nos carmelitas e como na Igreja. Continuo a contar com a sua ajuda para melhor servir o povo de Deus e espero a continuar a receber formação e experiência necessárias para responder às necessidades dos homens deste século.
Santa Teresa de Jesus é a figura do Carmelo e da Igreja que mais me tem acompanhado, porque a sua doutrina sobre a oração e o caminho ao interior a que nos chama tem-me ajudado a fazer este caminho de encontro comigo mesmo e com o verdadeiro Deus.
Sempre ecoou na minha mente esta afirmação de S. Paulo que Santa Teresinha reafirmou: Basta-te a minha graça (2 Cor 12,9), porque tudo é graça (Santa Teresinha do Menino Jesus)… e este serão os meus lemas para o meu ministério sacerdotal.
Sonho ser verdadeira testemunha do amor de Deus e do Evangelho de Cristo. E sê-lo a partir da espiritualidade sacerdotal e carmelita, pois assim poderei responder carismaticamente às questões mais profundas dos homens de hoje.
Confesso o medo de não responder ao seu amor e à sua graça até ao fim, mas a minha confiança na sua graça dá-me a esperança e a segurança necessárias para ir em frente.
Para os jovens de hoje, gostaria de pedir: se sentirdes o chamamento de Deus à vida religiosa e/ou sacerdotal no vosso interior, acolhei-o pois vale a pena de lançar as suas redes para “outra margem”.
Fr. Nuno Pereira

Sem comentários: