segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Espírito do Senhor está sobre mim

(Frei João Rego)

O site Carmelitas.pt propôs aos novos sacerdotes carmelitas um inquérito. Eis a resposta do Frei João Rego:

1. Que sentimentos experimentas ao aproximar-se o dia da tua ordenação presbiteral? Paz e confiança.

2. A quem gostarias mais de agradecer o percurso feito até este momento? À minha família, aos/às carmelitas e a todas as pessoas que foram para mim testemunho de que é possível viver o Evangelho hoje.

3. Que tens recebido da Ordem Carmelita e da Igreja e esperas continuar a receber? A espiritualidade, a fraternidade, o testemunho.

4. Que tens dado e estás disposto a dar? O melhor de mim mesmo e o que Deus me quiser dar.

5. Que santo ou faceta da vida e espiritualidade da Ordem Carmelita mais valorizas e porquê? Na espiritualidade carmelita destacaria a centralidade do Amor, omnipresente na vida e doutrina nos nossos santos.

6. Que lema gostarias de adoptar para o teu ministério sacerdotal? «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos, a proclamar o ano da graça do Senhor» (Lc 4, 18-19)

7. Quais os principais desafios dum sacerdote e carmelita nos dias de hoje? Anunciar o Evangelho ao mundo de hoje, numa linguagem credível e inteligível. Levar os homens ao encontro pessoal com Cristo.

8. O que é que te dá medo? Neste momento, nada.

9. O que é que te dá segurança e esperança para ires em frente com passo firme e determinado? O facto de ir muito bem acompanhado.

10. Que mensagem queres deixar aos jovens da tua geração? “Quem a Deus tem nada lhe falta. Só Deus basta.” (S. Teresa)
Fr. João Rego

Sem comentários: