quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Testemunho do João Tiago sobre as JMJ

 

O João Tiago celebra a sua fé no Carmo. Aos Domingos vêmo-lo a colaborar na liturgia da Eucaristia das 11:30h. Obviamente teria de participar nas Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid. Foi e aqui nos deixa o relato daqueles momentos de partilha e enraizamento da fé.

«As JMJ são por excelência um momento de comunhão e de partilha, por isso venho partilhar convosco o meu crescimento na fé e as novas formas de ver o Ressuscitado.
Foi um momento de descoberta profunda, da palavra, do sentimento de ser Cristão, mas sobretudo de partilha de experiência com milhares de jovens que partilham a nossa fé e a vivem, sim vivem-na profundamente, muitas vezes em situações muito adversas culturalmente, mas que ao contrario de muitos de nós, que por vezes não nos lembramos da felicidade que temos em poder demonstrar a nossa fé sem qualquer medo de repressão.
Nesta jornada, com o mote Paulino de Firmes na Fé, Enraizados em Cristo, aprendemos, de facto a ser firmes nas atitudes, no contacto com o outro, no dia a dia, sempre com Cristo como guia e pedra fundamental da nossa vida.
Todas as catequeses foram momentos de crescimento individual e de grupo, desde a catequese ministrada pelo D. Manuel Clemente, bem como a catequese ministrada pelo D. Ilídio Pinto, onde existiu uma partilha sincera e profícua, eu diria quase pessoal por parte de cada um de nós.
Depois tivemos o encontro dos portugueses no Madrid Arena. E que dizer deste encontro, onde estiveram todos os bispos de todas as dioceses, bem como o Sr. Cardeal Patriarca? Este foi um momento de “Orgulho Nacional”, a portugalidade no seu máximo expoente, o Portugal Católico no seu melhor, dando o melhor de si na sua juventude.
E então chega Sua Santidade, que belo momento em Cibeles, que palavra e que partilha, o nosso Pastor incentivando a sua juventude. No dia a seguir foi a Via-Sacra, com toda a imponência inédita de imagens da Semana Santa Espanhola, de todo o país: algo inédito e irrepetível.
E então que chega o momento primordial das JMJ, a noite mais longa e o dia mais brilhante, em Cuatro Vientos.
A vigília foi algo de quase transcendente, desde o temporal que assolou o aeródromo, a palavra de incentivo e de tranquilidade de Sua Santidade, simplesmente magnífica!
Todas estas jornadas foram momentos de crescimento espiritual e religioso, bem como um momento de partilha incrível com pessoas fantásticas.
Que venham depressa as JMJ Rio de Janeiro 2013!»
João Tiago Bompastor Ferreira

Sem comentários: