sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Um coração ferido por servir

Na família do Carmo celebramos hoje a memória da graça da transverberação do coração de S. Teresa de Jesus, nossa mãe. A transverberação do coração é uma graça extraordinária.
O coração da pessoa escolhida por Deus para acolher esta graça é traspassado por uma flecha misteriosa ou por um dardo, que ao nele penetrar deixa atrás de si uma ferida de amor que queima enquanto a alma é elevada aos níveis mais altos da contemplação do amor e da dor.
Jesus disse: «Eu vim lançar o fogo à terra e só quero que ele se ateie"!
Este fogo é o amor de Deus que em Santa Teresa de Jesus foi derramado com tal abundância que abrasou o seu coração. Por isso a transverberação é manifestação da força do amor de Deus aceite, desejado e vivido pela Santa no seu matrimónio espiritual. Este fenómeno místico é-nos magistralmente explicado por São João da Cruz e apresentado no seu significado eclesial pelos textos da liturgia.
Um anjo traspassou o coração de Santa Teresa de Jesus com uma seta de fogo. É este facto que a nossa Ordem comemora na memória da transverberação do coração de Santa Teresa, a 26 de Agosto.

Sem comentários: