sábado, 13 de agosto de 2011

Um mulher serena para uma Europa triste

No dia 9 de Agosto celebramos a memória de S. Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) - essa mulher fecunda que o Papa João Paulo II converteu em co-padroeira da Eutopa. Também ela é mãe desta Europa enferma e estéril. Vale a pena tela por mãe; veja: «Perante a inegável realidade de a minha existência ser fugaz, prorrogada, por assim dizer, de momento em momento e sempre exposta à possibilidade do nada, está outra realidade, igualmente irrefutável, que me diz que, não obstante esta fugacidade, eu sou, e que, momento após momento, sou conservado no ser e que, neste ser fugaz, colho algo de duradouro. Sei que sou conservado, e, por isso, estou tranquilo e seguro: não que esta segurança me advenha por virtude própria; antes, é a doce, feliz segurança da criança segura por um braço forte, segurança que, objectivamente considerada, não é menos da ordem da razão. Ou seria “da ordem da razão” a criança que vivesse com um medo permanente de que a sua mãe a deixasse cair?».

Sem comentários: