quarta-feira, 28 de março de 2012

Fim de semana palautiano no Carmo de Viana do Castelo



O fim-de-semana passado foi para mim bem cheiinho e, até muito especial, pois foi recordar os meus tempo de menina e moça e as actividades que fazia na minha terra!
Chegámos a Viana quase à noite, mas o Frei João ainda nos levou ao Monte de Santa Luzia. Saímos do carro e, em uníssono, exclamamos: ”Que cheirinho! Que perfume!” é assim Viana. É assim a nossa cidade…!
Fui acompanhada pela Ir Leonor Caracóis, natural de Beja, cidade onde vivo actualmente, que não conhecia Viana, e ficou encantada, pois à noite ainda podemos dar uma voltinha pela cidade com o Frei Silvino que nos acompanhou.
Mas o melhor ainda estava para vir…
Ao chegar ao Carmo ficamos deslumbradas com os detalhes dos irmãos…!
Os claustros falavam e mostravam o Bem-aventurado Francisco Palau através de uma exposição… lindo!
O Retiro com um grupo fantástico que se disponibilizou para conhecer mais um carmelita santo, que nos ajudou a descobrir a Igreja (Deus e os próximos). A viver em Igreja centrados em Jesus Cristo e a amar e servir os irmãos.
O acolhimento dos nossos irmãos, cheio de detalhes, que nos sensibilizou muitíssimo: A possibilidade de dar a conhecer o nosso Fundador, em todas as Missas de fim-de-semana…
Que o Bem-aventurado Francisco Palau nos ensine a amar a Igreja = Deus e os Próximos.
Na Igreja se contempla a Cristo Místico, o Cristo total, cabeça e corpo.
A Igreja, mistério de comunhão, é para Francisco Palau o centro que unifica e harmoniza os afectos e as outras dimensões do seu ser, evitando qualquer dicotomia entre oração e missão e integrando o duplo mandamento de amar a Deus e amar o próximo.
«Deus e os próximos são a nossa coisa amada» (MRel. 877,2).
A Igreja é a força que o centra e atrai para a interioridade e a Igreja é a força que o lança para o serviço, a entrega, a descobrir as urgências dos homens e a discernir os sinais dos tempos.
Beato Francisco Palau rogai por nós.
Que como tu possamos exclamar:
«Vivo e viverei pela Igreja, vivo e morrerei por ela.»
Obrigada manos. Obrigada, Frei João.
Estou muito grata pelo convite.
Ir Beatriz Santos, Carmelita Missionária

1 comentário:

Anónimo disse...

Gratos ficamos nós pela partilha, pela serenidade e amizade que nos proporcionou!
Voltem! Mas por mais tempo!
Um abraço apertadinho!!!