segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Felizes de nós!

É possível construir uma vida ou uma história com uma ideia. É, é. É possível e muito desejável assentar uma vida ou uma história sobre a rocha de uma ideia, pelo menos de uma ideia.
Sei de uma vida que se firmou num punhado de ideias; a saber:
1. Busque sempre a Deus. O nosso interior é como um castelo feito de muitas moradas. Na morada central habita o Rei, Sua Majestade...
2. Fale com Deus, o Rei, pois a oração não consiste em muito pensar, mas sim em muito amar. A oração nasce do amor!
3. Ame os irmãos e irmãs. Deus nos coloca sempre no caminho dos outros...
4. Seja humilde.
5. Desapegue-se das coisas e das pessoas. Só Deus basta!
Essa pessoa chamou-se Teresa de Jesus e foi uma grande santa religiosa, doutora da Igreja, mística, escritora e fundadora da família Carmelita Descalça. Nasceu em 1515, era de ascendência judia, teve 10 irmãos; perdeu a mãe cedo e, aos 18 anos de idade entrou no mosteiro da Encarnação, em Ávila.
Teve diversos problemas de saúde causados por uma cardiopatia crónica, que lhe provocavam dores que a paralisavam e até a faziam desmaiar. Até os 25 anos de idade, viveu a sua entrega religiosa superficialmente. Aos 45 anos, após ter reformado sua vida, procurou viver em profunda intimidade com Deus iniciando a reforma do Carmelo, buscando maior solidão, pobreza e silêncio.
Em menos de vinte anos, Teresa fundou 17 Carmelos, com a sua espiritualidade bebida nas fontes claras do Carmelo! A sua experiência de Deus era tão forte e superabundante que não podia guardá-la só para si. Teve de a dar a outros: Felizes de nós!

1 comentário:

«M» disse...


O que mais me apazigua em Santa Teresa foi os anos que levou a descobrir Deus na sua vida!