quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Congresso sobre A escola carmelitano-teresiana de oração

Os Institutos Religiosos de Espiritualidade Carmelita e Teresiana desejam assinalar o quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus com iniciativas em todas as Dioceses de Portugal, três congressos e peregrinações a Ávila e a Fátima.
Em declarações à Agência ECCLESIA durante o primeiro congresso, os responsáveis das duas Ordens Carmelitas masculinas em Portugal, frei Agostinho Castro e frei Joaquim Teixeira, afirmaram que vão “propor” aos bispos uma “atividade de fim de semana” sobre Santa Teresa de Jesus e a sua mensagem.
O tema ‘A escola carmelitano-teresiana de oração’ esteve em estudo no primeiro congresso promovido pelos Institutos Religiosos de Espiritualidade Carmelita e Teresiana, nos dias 17 e 19, em Fátima.
Frei Joaquim Teixeira, superior provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços, considera que Santa Teresa de Ávila apresenta a oração na “perspetiva da amizade” e que é necessário conhecê-la para falar sobre a dimensão orante na Igreja.
“Orar é tratar de amizade com Deus. Ora este tema da amizade é um tema que todos percebemos e cultivamos nas famílias, nas comunidades, na Igreja. Portanto, falando de oração a partir da perspetiva da amizade, captamos facilmente o ensinamento e a escola que Santa Teresa criou na Igreja ao definir assim a oração, como história de amizade”, afirmou o religioso.
Para frei Joaquim Teixeira, “os ensinamentos e a experiência orante” de Santa Teresa de Ávila ensinam a rezar “as carmelitas que vivem uma vida contemplativa”, os frades numa “vida mais ativa” e também famílias, sempre apresentando a oração “como história de amizade”.
Frei Agostinho Castro, superior provincial da Ordem do Carmo, considera que recordar Santa Teresa de Jesus é lembrar “sobretudo a sua espiritualidade” que “tanta falta faz no mundo de hoje” porque “é a raiz do ser humano”.
“Ao recordar Santa Teresa recordaremos esta dimensão, por vezes tão esquecida, da espiritualidade, da relação com Deus”, afirmou à Agência ECCLESIA.
Teresa de Ávila nasceu em 1515 e, após ter entrado no convento carmelita de Nossa Senhora da Encarnação, promoveu a renovação da Ordem do Carmo, tendo fundado o primeiro convento da nova família carmelita descalça em 1562, dia em que Teresa mudou de hábito e começou a chamar-se Teresa de Jesus.
Após o congresso sobre a oração, os Institutos Religiosos de Espiritualidade Carmelita e Teresiana promovem um congresso sobre a experiência mística, em 2014, e outro sobre Santa Teresa de Ávila em 2015.
No dia 27 de julho de 2014 vai realizar-se uma peregrinação da Igreja Católica em Portugal a Ávila e, em outubro de 2015, outra a Fátima, por ocasião do Congresso que marca o encerramento da celebração do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila.
Pertencem aos Institutos Religiosos de Espiritualidade Carmelita e Teresiana a Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Carmelitas Missionárias, Carmelitas Missionárias Teresianas, Companhia de Santa Teresa, Instituição Teresiana e Irmãs Carmelitas ao Serviço dos Pobres.

In Ecclesia: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=97435#.UmbDKnJLUWo.facebook

Sem comentários: