quinta-feira, 1 de julho de 2010

São João da Cruz e S. Teresa entre os padroeiros da JMJ

Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude a ocorrer em Madrid, deram a conhecer o grupo de Santos padroeiros do evento. A lista "deseja percorrer a história da Igreja na Espanha, desde os primeiros Santos madrilenos", afirmaram os organizadores.
A Santa Sé confirmou a proposta dos Santos Padroeiros da JMJ: São Isidoro Lavrador, São João da Cruz, Santa Maria de La Cabeza, São João d'Ávila, Santa Teresa de Jesus, Santa Rosa de Lima, Santo Inácio de Loyola, São Rafael Arnáiz e São Francisco Xavier.
A lista dos padroeiros quer percorrer a história da Igreja na Espanha, desde os primeiros Santos madrilenos (São Isidoro, padroeiro da capital espanhola e Santa Maria), passando pelos fundadores dos carmelitas descalços (S. Teresa de Jesus e S. João da Cruz, cume da literatura mística) e da Companhia de Jesus (Santo Inácio), um grande missionário do Oriente (São Francisco Xavier), o impulsor da espiritualidade sacerdotal diocesana (São João D’Ávila), a primeira Santa da América Hispânica (Santa Rosa de Lima), e um jovem de nossos dias (São Rafael Arnáiz), recentemente canonizado.

Sem comentários: