quinta-feira, 1 de julho de 2010

Seminário de São João da Cruz de Bukawu, Congo, assaltado

Na noite de sábado 19 para 20 de Junho, o nosso seminário de São João da Cruz, de Bukawu, Congo, que acolhe os nossos estudantes de Teologia foi assaltado por um grupo de homens armados. Apesar da violência do assalto não houve mortos.
Pela uma hora da madrugada um grupo de homens fardados e militarizados, fortemente armados, assaltaram o Seminário. Depois de prenderem os seguranças forçaram a porta e entraram no pátio. Entraram na área dos quartos e prenderem os seminaristas numa arrecadação. Depois invadiram um a um os quartos dos sacerdotes e roubaram o que por ali havia de valor, ao mesmo tempo que perguntavam qual era o quarto do Superior e o do Ecónomo.
Ao aperceber-se das intenções dos salteadores o Superior saltou pela sua janela para o jardim sem se magoar grandemente. Ao chegarem ao seu quarto roubaram os valores e partiram o restante.
O Ecónomo, sem o saber, procedeu da mesma maneira fugindo. Uma vez a salvo chamou a polícia, que acabou por chegar já o assalto estava perpetrado e os assaltantes em segurança.
Dos Estudantes três saíram feridos, dois com feridas leves e um com feridas profundas que tiveram de ser tratadas no Hospital.
Já não é a primeira vez que a Missão é atacada. No dia 5 de Outubro de 2009, por exemplo, o Superior foi atacado com vários tiros quando regressava a casa. Escapou milagrosamente.

Sem comentários: