sábado, 17 de julho de 2010

Saudação ao Senhor D. José Augusto

No fim da celebração Missa da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, duas crianças, a Inês e a Margarida, e uma das jovens da Comunidade, a Maria João, em nome de todos, saudou o Senhor D. José com as seguintes palavras:
«Senhor D. José:
Neste dia, Festa da nossa Mãe, a Senhora do Carmo, queremos agradecer-lhe de forma especial a sua presença na Diocese de Viana do Castelo, a quem serviu durante treze anos.
Mais do que muitas palavras, o nosso gesto de gratidão traduz-se na oferta simbólica de um ramo de flores com um significado especial: é um ramo com treze flores diferentes.
Assim como cada ano tem a sua graça, assim também podemos pensar que juntos fazem um belo ramo que nos cabe agradecer. Nenhum ano terá sido igual a outro, certamente; mas todos eles exalam o perfume do serviço e apostolado em favor da Igreja nas nossas comunidades.
Cada flor, cada ano de gratidão!
Gratidão pelo carinho com que sempre participou na Festa que hoje celebramos, à qual nunca faltou, marcando a sua presença amiga.
Gratidão por todas as vezes em que, com as suas palavras de Pastor e irmão mais velho nos falou de Nossa Senhora do Carmo e nos incentivou a continuar a devoção a tão terna Mãe e ao seu Escapulário.
Gratidão pela boa disposição que o acompanhou durante as suas visitas ao nosso Convento.
Gratidão ainda pelo apostolado que exerceu em favor de Cristo na nossa Diocese.
Pedimos a Nossa Senhora do Carmo que sempre o proteja e cubra com o seu Manto Branco, para que nunca lhe falte o ânimo em prosseguir a missão a que o dever o chama agora a exercer de outra maneira.

Flor do Carmelo
vide florida
esplendor do céu.
Virgem fecunda,
singular,
Mãe sem par
de homem ignorada!
A este teu filho
vem dar tua ajuda,
ó Estrela do Mar!»

Sem comentários: