segunda-feira, 28 de novembro de 2011

443º Aniversário da fundação dos Carmelitas Descalços

(By Tiago Gonçalves)

* No Verão de 1567, Santa Teresa de Jesus e S. João da Cruz encontram-se pela primeira vez, no locutório do recém fundado convento das Carmelitas, da cidade de Medina del Campo.

* Em Julho de 1568, no mesmo sítio, S. João da Cruz vestiu o primeiro hábito de Carmelita Descalço, feito pela Santa Madre Teresa de Jesus.

* Em Agosto desse mesmo ano, S. João da Cruz acompanha Santa Teresa à fundação de Valladolid e durante alguns dias conhece a vida que levam a Madre Teresa e as suas freiras.

* Em Setembro, Frei João vai para Duruelo, uma desconhecidíssima e paupérrima aldeia de 20 casas. Aí, durante alguns meses, transforma uma casa em ruínas no primeiro convento da Ordem dos Carmelitas Descalços.

* No dia 27 de Novembro chegam ao convento Frei António de Herédia, um diácono chamado Frei José, o Provincial e mais três carmelitas. Aí se encontra Frei João da Cruz acompanhado por um operário e por seu irmão Francisco de Yepes que o ajudou nas obras e acompanhava o Santo no apostolado.

* No dia 28 de Novembro de 1568, primeiro domingo do Advento, na celebração da Eucaristia, presidida pelo Provincial, fez-se a inauguração oficial do primeiro convento de Carmelitas Descalços.

* No livro de profissões encontra-se em primeiro lugar a de nosso pai S. João da Cruz, que diz: «Eu, Frei João da Cruz faço profissão e prometo obediência, castidade e pobreza a Deus Nosso Senhor e à Virgem Maria, Nossa Senhora, e ao reverendo padre frei João Baptista, geral da Ordem, segundo a Regra primitiva, isto é, sem mitigação, até à morte».

* Aquela semente pequenina que S. João da Cruz semeou em Duruelo, cresceu e desenvolveu-se. Hoje é uma grande família estendida pelo mundo inteiro, à qual pertencemos também. Peçamos ao Senhor a graça de servir sempre o reino de Deus tal como nos ensinou nosso pai S. João da Cruz e como ele, seremos no mundo, nós também, sinais vivos de Deus.

Sem comentários: