terça-feira, 22 de novembro de 2011

De regresso à Capital das Luzes

Os Carmelitas Descalços de França restabeleceram a sua presença no coração da capital francesa, depois de 400 anos da sua chegada. O regresso dos Carmelitas à Rue du Vaugirard, no mesmo lugar onde chegaram em 1611, foi vivido com intensidade pela Província Carmelitana de Paris, através de um ciclo de conferências no Instituto Católico de Paris, um concerto e uma solene celebração na festa de Santa Teresa de Jesus, na igreja de São José dos Carmelitas.
Durante o ciclo de conferências, um representativo grupo de historiadores, teólogos e filósofos analisaram a influência da chegada dos Carmelitas no contexto religioso e cultural do século XVII francês, a contribuição que deram à reforma católica, destacando também o lugar que ocupa o Carmo na cultura contemporânea, sobretudo acerca da relação pessoal com Deus.
A igreja de São José acolheu na tarde do dia 15 de outubro uma solene concelebração eucarística como conclusão de todos os actos previstos para esta reinauguração. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Paris, o Cardeal André Vingt-Trois e contou também com a presença do Padre Geral dos Carmelitas Descalços, Fr. Saverio Cannistrà.

Sem comentários: