segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Encontro mensal da Província

 
 
 
 
 
Decorreu hoje na nossa Comunidade mais um encontro mensal da Província. Só faltou mesmo quem não pôde vir. Depois do almoço a tarde decorreu com reuniões várias. A manhã serviu para aproximar os Irmãos de Viana do Castelo. Sim, neste dia os caminhos levavam mesmo para Viana.
Depois do acolhimneto, da visita ao Albergue São João da Cruz dos Caminhos e da Hora de Tércia, a reflexão esteve a cargo do Frei Jeremias Vechina que dissertou sobre o livro das Fundações. Os conteúdos, a sua história, edição e génese couberam numa curta hora de prelecção. Em breves pinceladas percorremos esta página da história da Igreja que ninguém poderá esquecer.
A Biblioteca Nacional guarda uma cópia das Fundações, na Secção dos Reservados, com o número 7533. A cópia está incompleta e foi transcrita por duas ou três mãos, mas sobretudo pelo Padre Jerónimo Gracian, a quem é atribuída a autoria do Livro das Fundações que «trata das fundações de conventos de Espanha». É certo que das mãos de Frei Jeronimo Gracian de la Madre de Dios a obra passou para as Madres Carmelitas do Carmelo de S. Alberto, e daqui para a Biblioteca Nacional em Lisboa.

Sem comentários: