domingo, 11 de dezembro de 2011

Falecimento do Padre Santos

Ao início da noite do dia 1 de Dezembro recebemos a seguinte comunicação do nosso Provincial:
«Estimados irmãos, é com pesar que informo que esta tarde, dia 1 de Dezembro, cerca das 18h00, faleceu o P. Santos Zabala Soluluce, em Vitória, Espanha.
Segundo informações do P. Provincial de Navarra, apesar da sua situação de saúde ser débil, não se esperava tão depressa este final, apesar de ontem e hoje o seu estado de saúde se ter agravado.
Faleceu com os irmãos de comunidade e com as suas irmãs que o visitavam frequentemente.
Que o Senhor o receba no seu Reino de paz e descanso.
A eucaristia do funeral será no Sábado, dia 3 de Dezembro, às 17h00, em Vitória.»

Hoje, às 00:01, recebemos um mail do amigo João Freitas, reclamando e com razão não termos publicado ainda a notícia da morte do nosso bom Irmão Padre Santos. Tem razão o João Freitas, de cuja lavra são as letras que seguem: «Apresento aos Padres Carmelitas e em particular à comunidade do Funcha, as minhas sentidas condolências pela morte do Rev. Pe Santos Zabala Sololuce. Embora o Rev. Pe Santos, estivesse a residir em Espanha e limitado por motivos de saúde, a sua vida e o seu trabalho no Funchal, onde passou a quase totalidade do seu ministério sacerdotal não podem ser esquecidos, devendo por isso ser lembrados e reconhecidos. Creio que nunca é demais lembrar e recordar o Rev. Pe Santos, por tudo aquilo que ele fez e nos deixou. Lembrar e homenageá-lo é nossa recordação e mesmo obrigação. A Ordem dos Padres Carmelitas e muito particularmente a Comunidade do Funchal, muito devem a este sacerdote e seu membro. Era bom não esquece-lo e ao menos fazer referência à sua Passagem ao Pai, no site, ou na página da Comunidade, como devia ser feito e não foi.
Com amizade em Cristo, joao freitas.»


Está reposta a dívida, de que muito nos penitenciamos. Pessoalamente corroboro e confirmo todas as palavras do João Freitas, apesar de só ter visto o Padre Santos cinco ou seis vezes. Mas bastaria uma para confirmar e poder dizer que o homem condizia com o nome.
Não publicitamos qualquer imagem deste santo carmelita por lamentavelmente não possuirmos nenhuma. Porém, se alguém no-la fizer chegar publica-la-emos com muuito gosto.

Sem comentários: