quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ponto negro

O professor chegou na sala de aula e disse aos alunos: Preparem-se para uma prova surpresa. Todos eles, assustados, aguardaram o teste que viria.
O professor entregou, então, a folha da prova com a parte do texto virada para baixo. Depois que todos receberam, pediu que a virassem.
Para surpresa, não havia nem pergunta ou texto, apenas um ponto negro, no meio da folha. O professor, disse então o seguinte:
- Por favor, agora escrevam um texto sobre o que estão vendo...
Os alunos, confusos, começaram, a difícil e inexplicável tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas, e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem excepção, definiram o ponto negro, tentando dar explicações por sua presença no centro da folha. Terminada a leitura, o professor disse:
- Este teste não conta para nota, apenas serve de lição para todos. Ninguém falou sobre a folha em branco... Todos centraram suas atenções no ponto negro!

2 comentários:

Anónimo disse...

Fomos educados e "treinados" para valorizar o ponto negro... ainda que o branco seja imenso e sobre ele se possa fazer...escrever...semear...alguma coisa.
Teremos de ser moldados às novas perspectivas de branco, teremos de nos habituar a acreditar que existe o branco. Será porventura um desafio tanto para nós como para quem deseje que vejamos o branco.

«M» disse...

...uma boa dinâmica para ser feita

...eu n olharia nem para o ponto negro, nem para a página em branco.

Confesso que olhei para um outro aspeto da folha...
que significará? (não vem assinalado no mini conto)