sexta-feira, 23 de novembro de 2012

De regresso a Angola

A Ordem dos Carmelitas Descalços tem uma história de presença em Angola desde os tempos de vida de Santa Teresa de Jesus. Em 1582, ano da sua morte, Terea de Jesus impulsionou a primeira expedição missionária para as terras do Reino do Congo, de cuja parte se formou esta nação. Depois de dois naufrágios, em 1584, chegam os primeiros missionários carmelitas e, desde então para cá, foram marcando uma presença intermitente devido a várias convulsões históricas.
Agora, a Província Portuguesa, em colaboração com as duas províncias do Brasil e o Vicariato de Uruguay-Paraguay-Bolívia estão a preparar o regresso dos carmelitas a este país tão promissor quanto necessitado de evangelização. Neste sentido, entre os dias 2 a 16 de Novembro, os provinciais de Brasil Sul, que liderará o projecto, e o de Portugal, deslocaram-se a Angola a fim de contactarem a Igreja local, visitando seis dioceses e os seus respectivos bispos, algumas paróquias e missões, comunidades religiosas e outras entidades. Desta forma puderam-se aperceberem das necessidades da igreja angolana e da importância dos carmelitas darem o seu contributo carismático para o enriquecimento da Igreja local.
Seguir-se-ão novos desenvolvimentos e contactos para que, se Deus quiser, em 2014 ou 2015, aquando das celebrações do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, possamos alegrar no céu a Santa com o regressos dos seus filhos a estas terras que ela tanto sonhou alcançar.
(in Carmelitas.pt)

Sem comentários: