quinta-feira, 27 de junho de 2013

Caminhar com Santa Teresa de Jesus (II)


Grande mal é uma alma encontrar-se só no meio de tantos perigos. Estou em crer que, se eu tivesse com quem falar sobre tudo isto, muito me teria ajudado a não voltar a cair, ao menos por vergonha, já que a não tinha de Deus. Por isso, eu aconselharia aos que têm oração, sobretudo ao princípio, que procurassem ter amizade e relação com outras pessoas que tratam do mesmo.
Isto é muito importante, ainda que não seja mais do que ajudarem-se umas às outras com as suas orações. Porém, há muitos mais ganhos! Se nas conversações e amizades humanas, mesmo não sendo muito boas, se procuram amigos para ter mais gosto em contar esses vãos prazeres, não sei porque é que não se há-de permitir, a quem deveras começa a amar a Deus e a servi-lo, que fale com algumas pessoas sobre as suas consolações e trabalhos, pois de tudo isto têm os que fazem oração. Se a amizade que quer ter com Sua Majestade for verdadeira, não tenha medo de vanglória; e quando o primeiro movimento de vanglória lhe surgir, saia dele a ganhar. Eu creio que quem o fizer com esta intenção, ajudar-se-á a si e aos que o ouvirem; sairá mais ensinado e até, sem saber como, ensinará aos seus amigos.

[LIVRO DA VIDA DA SANTA MADRE TERESA DE JESUS [V 7, 19]]

Sem comentários: