terça-feira, 11 de junho de 2013

II Encontro da Família Carmelita



Foi no passado dia 10  de Junho que a Família Carmelita se reuniu em festa pelo segundo ano consecutivo. Este ano fomos acolhidos pelo Convento de Avessadas, no Marco de Canavezes, tendo sido para todos os que participaram um dia maravilhoso e pleno em alegria, onde todos tiveram toda uma comunidade para rezar, tendo por companhia os mestres do caminho, Santa Teresa e São João da Cruz, “que sempre ensinaram a privilegiar o ser em vez do ter e fazer".
Partimos de Viana do Castelo por volta das 8.30 da manhã presididos pelo Sr. Padre Carlos, que com a sua boa disposição habitual, nos informou do programa da nossa festa e que nos conduziu numa pequena oração. Brevemente avistaríamos o Convento de Avessadas, que já ao longe nos parecia imponente. Encontramos logo ali centenas de pessoas, vindas de todo o país, entre leigos das diferentes comunidades, espalhadas pelo país, fraternidades do Carmelo Secular, padres e também pessoas que como nós, queriam celebrar o dia da Família Carmelita, aprofundar laços e tomar consciência que somos “corpo” de comunhão ao serviço da mesma Igreja.
Depois de entregarmos os merendeiros a quem estava encarregue de toda a questão logística e a quem todos temos de agradecer por todo o seu empenho e dedicação, caminhámos juntos para o Santuário do Menino Jesus, onde fizemos e primeira oração da manhã e onde alegremente cantámos exortando à nossa mãe Maria. Este ano, o tema do encontro inspirou-se no pedido da Samaritana: “Dá-me de beber”, pelo que seguidamente se realizaram três workshops que cada pessoa ou cada grupo podia livremente escolher. Dois dos workshops orantes seriam efectuados pela mata e na quinta de Avessadas. Um deles seria dentro do próprio Santuário. O nosso grupo “Amêndoas de Jesus” decidiu manter-se junto e com boa disposição, apesar do tempo ameaçar chover, e seguimos para o workshop da quinta. E concluímos, que não escolhemos nada mal. Foi uma excelente oportunidade de conhecer toda a propriedade do Convento de Avessadas, um passeio, que através de alguns momentos simbólicos sobre a vida de Jesus e Santa Teresa da Cruz, nos quis fazer perceber afinal quem é a fonte de Água Viva. Mais do que isso, fez-nos perceber que toda a nossa sociedade está num momento de procura de “sentido” para a sua vida, mas que poucos a têm encontrado. No fundo, acabamos por reflectir que Jesus é a verdadeira fonte de água viva que nos muda de dentro para fora, e que quanto mais bebemos da sua água, mais queremos e temos para beber, porque a sua riqueza é inesgotável. Foram momentos indescritíveis de tão belos e simbólicos que foram.
E porque o corpo também precisa de alimento, caminhámos depois em direcção ao Convento onde nos esperava um almoço partilhado, momento este que serviu de convívio e também para reencontrar pessoas que há muito já não víamos.  Outro dos momentos altos deste dia, foram os concertos dos grupos corais de Aveiro, Braga e Porto que alegraram e emocionaram os presentes. Por fim, tinha chegado a hora ansiada – a da Eucaristia. Várias foram as recordações desse momento, nomeadamente a mensagem que as Irmãs Carmelitas dirigiram a todos os que ali estávamos, entre outras momentos que nos deixaram maravilhados. Por fim chegou a hora de partir. Senti que saí dali com o coração saciado, e com a ideia de que sou uma privilegiada por pertencer a esta grande família que desde sempre me acolheu a mim e à minha família. E, como bem disse o nosso Provincial o Sr. Padre Joaquim Teixeira este dia representou “um bocadinho do céu na terra”.

Carla Rocha, Amêndoas de Jesus
 


1 comentário:

Anónimo disse...

Foi um dia muito feliz.