sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Por acaso?

Bento XVI aproveitou a celebração da Festa dos Reis Magos para desautorizar a teoria do Big Bang: «O universo não é resultado do azar, como querem nos fazer crer».
Segundo explicou o Papa em sua alocução, as teorias científicas que explicam a origem do universo, ficam coxas se não se recorre a Deus: «Não devemos deixar que nossa mente seja limitada por teorias que chegam sempre só até certo ponto e que, se olharmos bem, não estão de facto em concorrência com a fé, mas não conseguem explicar o sentido último da realidade».
Além disso, Bento XVI indicou que o homem vê Deus «às vezes como um rival particularmente perigoso», que gostaria de «privar os homens de seu espaço vital, de sua autonomia e de seu poder» e que impede «fazer o que se quer».
No entanto, o Pontífice manifestou que a humanidade «se deve abrir à certeza de que Deus não tira nada, não ameaça» e é o único «capaz de oferecer a possibilidade de viver em plenitude». Cada pessoa, declarou o Papa, deve eliminar «a ideia de rivalidade» e de que «dar espaço a Deus é um limite para nós» para alcançar « verdadeira alegria».

Sem comentários: