quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Consagrados, saboreemos a cena!

Celebramos hoje o Dia do Consagrado. Os de Viana do Castelo juntamo-nos na Igreja Paroquial de Santa Marta para celebrar tão bendito Dia na Festa da Apresentação do Senhor no Templo, presididos pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira
Depois de escutada a Palavra de Deus, disse-nos o Bispo: «Saboreemos a cena». Referia-se ao momento em que o Santo Velho Simeão tomou o Menino Jesus de quarenta dias nos braços, e exclamou: "Agora, Senhor..."
E depois convidou-nos a um exercício de memória. Convidou-nos a que passássemos pelo coração as vezes em que a cena se repetiu. Quer na Eucaristia (os sacerdotes), na oração de Completas e em outras muitas vezes. E deu como exemplo aquele dia «em que Jesus - "O Grande Jesus! - ao aperceber-se das discussões sobre quem seria o maior, tomou um bébé no colo, bem junto ao coração, e proclamou que os maiores discípulos hão-de ser como os meninos, melhor, como os bébés!»
E dirigindo-se a toda a assembleia reunida - e não apenas aos Consagrados e Consagradas - disse: «Agora, fazei como Jesus, ou como Simeão. Tomai os pequeninos, os frágeis, os débeis, os velhos, os doentes, os dependentes da nossa sociedade e aconchegai-os junto do coração. Dizei: "agora já vemos a solução", e rezai: "Agora, Senhor, podeis deixar ir em paz o vosso servo."
Depois da Eucaristia descemos ao Salão Paroquial onde foi servido um suave e inédito pica-no-chão e um caldo verde. Havia vinho do Senhor Abade e doutras cepas, água e sumos para gargantas mais inexperientes.  E alguns acepipes trazidos de casas religiosas que guardam segredos talvez aprendidos em casa da mãe do Menino, quem sabe.
A refeição esteve à altura da Eucaristia, ou não estivéssemos em casa de Santa Marta que tanto se afadigava para bem receber o Senhor. Mais uma delicadeza que devemos agradecer.
Todos nos sentimos honrados e em casa e decuplamente agradecidos.
Deus seja louvado e abençoe quem bem nos abençoou na mesa de Jesus e na de Marta.
Ámen.

1 comentário:

ana viana disse...

Ei! Frei João, gostei de saber que estiveram na minha terra, acelebrar o dia do consagrado. Um abraço fraterno Ana de Viana