domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Itinerário espiritual de Francisco Palau (I)

O que é um itinerário espiritual?
A vida humana é um itinerário até à plena realização pessoal. Aplicado à vida espiritual, a noção de itinerário sublima a ideia de crescimento. Fala-se de crescimento porque o progresso no caminho espiritual é constante, mas não linear, não é uma subida gradual e harmónica, não está desprovida de contradições, dado a presença do pecado. Incluiu momentos de plenitude, de estagnação e inclusive de retrocesso. Dentro do crescimento dão-se crises e noites, próprias de todo o caminho humano que, assumidas com liberdade e sabedoria, permitem seguir avançando com maior profundidade.
O itinerário da vida espiritual de Francisco Palau, desenvolve-se em etapas. Narrou-a e reflectiu sobre ela retrospectivamente. Peregrinação que dura toda a vida. É o progressivo crescimento do amor de Deus visto e centrado no mistério da Igreja. Não se mede por ouros critérios, já que a sua espiritualidade é radicalmente “eclesiocêntrica”.
Esse crescimento em processo com a misteriosa realidade da Igreja no seu aspecto visível, desembocou numa expansão vital nas suas relações com Ela através:
- Do enriquecimento conceptual: chamado à união com Deus.
- Da maturidade afectiva: a oração procura a presença consciente e viva. Integra as principais dimensões do ser humano: (intelectual, afectiva e prática).
- Da vida teologal in crescendo: processo lento em fé, esperança e amor. Estrutura de graça, para viver da Palavra. Não há outro caminho. Experiência de conversão.
- Disponibilidade de serviço: a graça se converte em compromisso. Um salto na sua fé, esperança e amor, na sua acção pastoral.
Ânsias do encontro definitivo: sem véus.

Um caminho de experiência
Francisco Palau atrai pela totalidade da sua pessoa, o seu modo de pensar e de sentir, a maneira de se decidir e de se relacionar com Deus e com os seus semelhantes, pelo modo de proceder nos assuntos mais diversos que lhe aconteceram. E lhe perguntamos: Onde esteve o segredo de tanta harmonia, da sua personalidade tão realizada e tão fecunda? A resposta é que a sua vida teve muito de busca e de encontro, de tenacidade e docilidade, onde por um lado é transparente a acção de Deus, e por outro o seu esforço totalmente entregue às obras do amor, ao serviço da Sua Amada.

Processo vital de encontro com Deus
- Personalizado: original e irrepetível. Experiência de graça.
- Contextualizado: Não à margem da vida social desenvolvida no espaço e no tempo: a Igreja e a sociedade do século XIX (1811- 1872). Todo o itinerário espiritual se processa numa situação que nos desafia. A Sua foi uma espiritualidade encarnada na história, com todas as consequências que daí advêm.
- Eclesial comunitário. O caminho espiritual de Francisco Palau se estabelece no marco de uma eclesiologia de comunhão baseada no simbolismo bíblico.

Elementos do progresso onde se dá o crescimento no caminho da mística:
- A busca, ou a tensão entre uma vida concebida como fixação no dado, o conformismo, ou como pergunta pelo sentido de tudo, pelo amor, pela salvação. A necessidade de optar.
- A profundidade, tensão que afecta a reflexão da própria vida e os acontecimentos desde a perspectiva de Deus, o modo de perceber a realidade, a necessidade de confiança e abandono. Vai à raiz das coisas, ao fundo, mediante o silêncio, a oração e o acolhimento da Palavra.
- A oblação, que marca a tensão afectiva e determina a sua entrega, em fé, esperança e amor. A plenitude humana vive-se na entrega para anunciar o evangelho. A melhor expressão em Francisco Palau, encontramo-la na Eucaristia, compreendida e vivida nas suas duas dimensões: a sacramental e a existencial.
- A criatividade, que faz referência ao dinamismo de mudança e novidade, a abertura à Providência e ao plano de Deus.
- Seguimento e configuração com Jesus Cristo. A sua experiência se fundamenta na Escritura e no Mistério de Deus revelado em Jesus Cristo, até fazer Dele o centro da própria vida Atitude de docilidade à acção do espírito.
Carmelitas Missionárias de Beja

Sem comentários: