quinta-feira, 14 de março de 2013

Carta do nosso Padre Geral ao Papa Francisco

Santo Padre,
A nossa família de carmelitas descalços, descalças e seculares dá-lhe as mais carinhosas boas-vindas. Com a simplicidade que nos ensinaram os nossos santos pais e mães do Carmo, nós abrimos-lhe a porta do coração. Conte connosco, Santidade, seus filhos e filhas em Cristo Jesus.
A nossa Santa Madre Teresa ensinou-nos a viver o dom da fé em comunhão de amor com a Igreja, em espírito de obediência ao Vigário de Cristo, colocando as nossas vidas ao serviço do Reino. Foi isto que fizemos com os seus Antecessores e isto mesmo faremos Consigo. Guardaremos no nosso coração um sentimento de profunda gratidão para com o Sucessor de Bento XVI, cuja vida tanto nos ajudou a pôr os olhos em Cristo; com ele vivemos em serena confiança, em oração expectante e alegria emocionante a eleição do novo Papa. Em cada dia rezávamos ao Senhor, dizendo-Lhe: «Mostra-nos aquele que escolheste para guiar a barca de Pedro neste tempo de graça.» E agora que já o vimos, acolhemos em Sua Santidade aquele que Deus nos enviou.
Obrigado de todo o coração, por terdes dito sim! Imaginamos que não tenha sido fácil dizê-lo, quando sabemos os trabalhos difíceis que Vos esperam. Porém, nós vimos no vosso rosto a humildade verdadeira de quem se oferece como instrumento do Senhor, de quem deixa que seja o Senhor a operar através das vossas palavras, decisões e acções.
Em Sua Santidade nós reconhecemos uma vez mais a obra do Espírito e a sua força renovadora, que continuamente guarda surpresas para os fiéis e por isso damos graças a Deus.
Santo Padre,
Sendo um pouco atrevidos, gostaríamos de lhe dizer que queremos ser seus amigos. Gostaríamos que a nossa família do Carmo seja para Sua Santidade como uma nova Betânia, onde possa descansar das suas canseiras e onde, juntos, possamos falar das coisas que mais amamos: do nosso Amigo Jesus Cristo, da sua Igreja e dos mais necessitados do nosso tempo. O nome que Vós escolhestes a isso nos anima: é o nome de quem, seguindo as pegadas de Cristo, quis ser sempre o mais pequeno dos irmãos.
Convosco seremos missionários, sempre que vos fizerdes ao caminho para anunciar o Evangelho a todo o mundo. Quando proclameis com força e valentia a paz e a justiça do Reino de Deus estaremos unidos a Vós. Quando aparecer a cruz, ter-nos-eis a vosso lado para a abraçarmos convosco. E estaremos também a vosso lado quando Vos retirardes em oração para falar ao Coração de Jesus.
Colocamos o vosso pontificado sob a protecção de Nossa Senhora, que para nós é «Flor do Carmelo, Vinha florida, Esplendor do céu, Virgem fecunda, terna Mãe e Estrela do mar.»
Que Deus Vos abençoe!
Os vosso filhos e filhas do Carmo.

Frei Savério Canistrà

Sem comentários: