quinta-feira, 14 de março de 2013

Um papa do fim do mundo


Francisco é o Papa da Igreja Católica.
Na varanda central da Basílica Vaticana, onde sempre se apresentou como “Bispo de Roma”, mostrou-se determinado a iniciar um “caminho de fraternidade, de amor, de confiança” com todo o povo.
Sem estar entre os “papabile” desta eleição, o cardeal Bergoglio emergia como uma possibilidade, recordando-se o relevo que teve há 8 anos, quando foi eleito Bento XVI e o seu nome era referido como estando entre os candidatos.
Surge agora, aos 76 anos, e na certeza de que o foram buscar “quase ao fim do mundo”.
Ser da América Latina é muito mais do que uma curiosidade estatística. Sem lhe retirar o facto ficar na história como o primeiro Papa do Continente Americano, a escolha de Francisco representa uma nova forma de comunicar, de viver e de celebrar a fé que chega ao Vaticano.
As palavras, os gestos e a atitude diante do povo que o esperou, durante uma tarde de chuva em Roma, revelam essa diferença. Que ficará para sempre marcada por esse pedido que dirigiu a todo o povo: antes de dar a bênção, pediu-a a todos os que preenchiam a Praça de S. Pedro.
E fez-se silêncio.
“É a oração do povo, pedindo a bênção para o seu Bispo”, disse depois de pedir a oração de todos para que fosse abençoado pelo Senhor!
“Até breve. Boa noite e bom descanso”.
Até breve, Santo Padre. Ou, como Francisco preferiu sempre dizer: até breve, Bispo de Roma…
O que é que esta diferença vai significar?

Paulo Rocha

Sem comentários: