sexta-feira, 5 de julho de 2013

Lumen fidei - algumas frases


«A fé abre-nos o caminho e acompanha os nossos passos ao longo da história. Por isso, se queremos entender o que é a fé temos de narrar o seu percurso, o caminho dos homens crentes, cujo testemunho encontramos, em primeiro lugar, no Antigo Testamento.»

«A fé, enquanto memória do futuro, está estreitamente ligada com a esperança. Aquilo que se pede a Abraão é que se fie desta Palavra.»

«A fé consiste na disponibilidade para se deixar transformar uma e outra vez pelo chamamento de Deus.»

«A fé é um dom gratuito de Deus que exige a humildade e a coragem da confiança para se poder ver o caminho luminoso do encontro entre Deus e os homens, a história da salvação.»

«A nossa cultura perdeu a compreensão da presença concreta de Deus e da sua acção no mundo. Pensamos que Deus só se encontra no mais além, noutro nível da realidade, separado das nossas relações concretas.»

A fé não apenas olha Jesus, mas também olha desde o ponto de vista de Jesus, com os seus olhos. A fé é uma participação no modo de ver de Jesus.»

«A fé não aparta do mundo nem é alheia às preocupações concretas dos homens do nosso tempo. Sem um amor de confiança nada poderá manter verdadeiramente unida a Humanidade.»

«A fé não é um refúgio para gente pusilânime, antes compromete a vida de cada um.»

Sem comentários: