sábado, 8 de novembro de 2008

DEUS PRECISA DE TI, MUITO MAIS DO QUE POSSAS PENSAR!

O Ano Pastoral da nossa Comunidade começou da única maneira que podia começar: com espírito de peregrinos que enfrentam o caminho e as adversidades com alegria, venha o que vier. Na Reunião de Abertura falaram os grupos pela voz dos seus representantes, por que se pretende que todos tenham voz, já que todos somos responsáveis pela comunidade, todos somos corpo e a todos cabe a tarefa de construir comunidade pela vivência dos valores baptismais, e de fortalecer os grupos pastorais. Ninguém diga que as coisas da comunidade não são para si! Vendo bem, nós estamos a precisar de leitores, sobretudo na Missa das 18:00h de Domingo e de acólitos. Porque não dá uma ajuda? Também pode sugerir outras acções ou oferecer-se para outros trabalhos. Porque espera? Todos somos Igreja!
Duas coisas havemos de evitar sempre: pensar que na Igreja não servimos e julgar que «isso das coisas da Igreja» é só para os outros.

CARMELITAS SECULARES
Os Carmelitas Seculares são os fiéis leigos que vivem o espírito da Ordem na vida do mundo.
É presidente a Dª Maria Luísa Cambão. Reúnem às 16:00h, do Terceiro Domingo do mês.

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO
Ajudam na distribuição da eucaristia na assembleia e levam-na aos doentes. Ainda não têm dia marcado para as reuniões e a coordenadora do grupo é a Dª Maria Filomena Silva.

LEITORES
Emprestam a sua voz à Palavra de Deus e proclamam-na na assembleia reunida. O sr. João Barroso coordena os leitores das missas dominicais, e a Dª Albertina Vieites os leitores das Missas semanais. Ainda não têm dia de reunião.

ACÓLITOS
Acompanham o Presidente da celebração e servem ao altar. Falta um acólito para a Missa das 10:00h e espera-se que as crianças e adolescentes possam também aproximar-se deste serviço tão simpático a Jesus e à comunidade.

CORAL DA MISSA DAS 10:00
É o coro mais antigo da nossa comunidade. É ensaiado pelo P. Caetano. Precisa de mais vozes de qualquer idade e com muito coração. E o ensaiador não se importaria de dar o seu lugar a um leigo qualificado. Ensaia à Terça-feira, às 21:00h.

CORAL ENCANTA
São quatro jovens mulheres que dão voz a uma maneira jovial de enCantar a Deus. Tudo fazem para levar a mensagem de Jesus à Comunidade através do canto. Ensaiam às 10:00h de Domingo. Precisam de mais vozes. Preside Ana Lima.

CORAL DA MISSA VESPERTINA
É o mais jovem dos coros da Comunidade. Está a aprender com garra. Ensaia antes da sua Missa. Precisa de mais vozes jovens! É ensaiador o Alberto Lima.

ZELADORAS
Cuidam de enfeitar e embelezar os altares da Igreja e das capelas do claustro. Que belos são os altares floridos e os corações e as mãos que os fazem florir. A sua ajuda (também em dinheiro) é muito bem-vinda.

GRUPO DE ORAÇÃO TERESIANA
Tem como projecto reunir duas vezes por mês para orar como S. Teresa de Jesus, às Quartas-feiras, às 18:00h. Participe. Preside a Dª Abertina Vieites.

JOVENS KANIMAMBO
São um pequeno grupo de animação missionária. Por isso reúnem facilmente a qualquer hora, porque, de facto, as SMS funcionam. Rezam para que o último missionário não desista. Também podes participar. Anima a Verónica Parente.

FAMÍLIAS ANÓNIMAS Trilham caminhos de sabedoria e de Evangelho, com Jesus até ao Pai. Falam, ouvem-se e apoiam-se mutuamente. Para participar nem é preciso dizer o nome. Reúnem às Quintas-feiras, às 21:30h.

NARCÓTICOS ANÓNIMOS
São homens e mulheres a caminho. Se viveram amarrados agora querem ser livres. São um grupo de entreajuda. Reúnem às Segundas e Quartas-feiras, às 21:30h. Na primeira Segunda-feira do mês a reunião é aberta à comunidade.

GUIAS DE PORTUGAL
Uma proposta para as jovens raparigas fundada no método de Baden Powell, para lhes proporcionar oportunidades de desenvolvimento. Representante, Joana Alves. Reúnem ao domingo de manhã.

(Chama do Carmo NS4 9 Nov 2008)

Sem comentários: