quarta-feira, 10 de junho de 2009

San Campio de Lonxe

Hoje não estamos. Fomos de passeio a San Campio, qeu se situa bem perto de nós, em Figueiró, no concelho de Tomiño, Pontevedra, Espanha. Fomos os religiosos e alguns leigos. O tempo não promete, mas nem por isso a fraternidade não esmorecerá. Não seremos muitos, mas ninguém será esquecido.
Hoje é dia de Portugal e do seu Santo Anjo. Em terra estrangeira nos lembraremos de todos, dos que nos governam e dos que somos governados.
São Campio foi um soldado romano martirtizado no ano 306. Logo depois a sua esposa e os seus três filhos o imitaram na fé e na fortaleza do martírio. Em Figueiró, Tomiño, existe um acolhedor santuário que lhe está dedicado e que foi construído sobre uma capela de Santo António de Lisboa.
Ao Santuário acorrem peregrinos de muitos lugares e também do norte de Portugal, pedindo a intercessão do Santo para toda a classe de doenças, especialmente cancro, reumáticas e nervosas.
São ainda muitos os ex-votos em cera ali deixados sobre o altar. Era ainda comum que os devotos deixassem no santuário o seu peso em trigo, centeio ou sal. Para isso havai ali uma balança do tipo da báscula romana, onde num prato se colocava o romeiro e na outra a matéria da oferenda.
Por ter sido soldado era também lugar de peregrinação dos soldados que antes de servirem a pátria ali peregrinavam para oferecerem a sua gravata, e depois do sucesso das campanhas ali regressavam oferecendo ao bravo Capitão as medalhas e triunfos alcançados.
Ali estaremos nós prestando-lhe a nossa homenagem. Que São Campio e Santa Arquelaida nos abençoem e guardem as nossas famílias.

Sem comentários: