terça-feira, 9 de julho de 2013

Novena do Carmo, dia 3

 
Maria depois da Anunciação fica cheia de Deus e sente que o não pode guardar para Si, tem que contar tudo o que Deus realizou n’Ela. O seu coração transborda de alegria, porque está todo centrado em Deus e, porque todo centrado n’Ele, pode voltar-se inteiramente para fora de si própria, em direcção aos outros. É de Deus e a partir de uma vida centrada em Deus que ficamos capacitados para amar e servir. Enquanto não fizermos experiência de Deus continuaremos, como dizia Sta Teresa, a buscarmo-nos a nós próprios em Deus, andamos a satisfazer o nosso ego, a colocarmo-nos sempre a nós mesmo no centro.
O grande sinal da presença de Deus na vida da pessoa que O experimenta é o sair para fora de si mesma, é o romper as amarras do egoísmo e caminhar em direcção aos outros, pôr-se na sua pele, sentir com eles, compadecer-se, sofrer com os outros, alegrar-se com os outros... este movimento de saída é que diz da maturidade humana e espiritual. Não se pode reservar para si os dons recebidos; têm que ser dados e comunicados, realizando as obras do amor.Peçamos neste terceiro dia desta Novena, a Maria: “Mãe do Senhor e Mãe do Carmelo, Senhora do Magnificat: dá-nos pela graça do Espírito Santo, um coração agradecido, um coração que ama, um coração pobre e humilde, cheio da Presença de Jesus, para, como Tu, irmos “apressadamente” ao encontro dos Irmãos, a todos quantos esperam as obras do nosso amor!


(P. Joaquim Teixeira, pregador da Novena)

1 comentário:

«M» disse...

Oh! Maria Imaculada, Virgem Santíssima do Carmo, que visitastes vossos Filhos Carmelitas no Monte Carmelo, consolando-os, dando-lhes graças abundantes, visitai também as nossas almas, ajudando-nos a fugir do pecado e a praticar com amor as obras de misericórdia.
Ave-Maria.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.