sexta-feira, 18 de julho de 2008

Homilia do Sr. D. José Augusto Pedreira, na Solenidade de Nossa Senhora do Carmo


Tal como Elias, temos de anunciar aos homens e mulheres do nosso tempo que há um Deus (um só Deus) que preside ao seu Povo e que nós somos seus servidores, fazemos o que Ele nos ordena.

A Mãe de Jesus — a Senhora do Carmo — é para todos nós: modelo de docilidade à vontade de Deus…; é exemplo que devemos tentar imitar…; e, ao mesmo tempo, é medianeira a quem podemos recorrer com confiança nas nossas dúvidas e fraquezas.

A Ordem Carmelita tem uma missão a realizar, na fidelidade ao carisma que lhe foi concedido, de viver e anunciar pelo seu testemunho estas verdades…

Maria, a mãe de Jesus, dá-nos o mesmo testemunho num momento particularmente difícil da revelação cristã. Em Jesus Cristo, temos a plenitude da revelação divina. Mas esta revelação teve vários momentos. Há os momentos em que Jesus nos revela todo o seu poder divino, através das suas palavras e, mais ainda, dos milagres que realizou. Mas também quis revelar-se nas provações, em momentos de prova, de solidão, dor e sofrimento, na noite de espírito, como aconteceu no alto do Calvário.

A Virgem Maria é modelo para todo o crente, seja qual for a sua vocação… A Virgem Senhora do Carmo é nossa intercessora junto de seu filho Jesus Cristo. Podemos recorrer ao seu auxílio nas nossas tribulações, Ela é Mãe amorosa…
Assim o entendeu também a família Carmelita desde as suas remotas origens, que se perdem na bruma da História e da lenda tendo como pano de fundo o Monte Carmelo, na Palestina, e a experiência espiritual do profeta Elias quando se retirou para uma gruta desse mesmo monte. Histórica é a permanência neste monte, pelos meados do séc. XII dum eremita (Bertoldo), que congregou à sua volta mais alguns companheiros. Estes viriam a receber de Santo Alberto, patriarca de Jerusalém, uma regra monástica escrita. No primeiro Capítulo Geral, já no séc. XIII, saiu eleito Prior Geral o confrade Simão Stock, hoje canonizado (S. Simão Stock). Estas almas de Deus abraçaram um caminho de salvação centrado no trabalho, na meditação das Escrituras, na devoção a Maria Santíssima, na oração, na vida contemplativa. Ainda hoje este caminho tem vitalidade para conduzir muitas almas à santidade.

Foi neste ambiente de espiritualidade e oração que Simão Stock, em 16 de Julho de 1251, foi beneficiado por uma aparição da Virgem que lhe entregou um escapulário, dizendo: “Recebe este Escapulário, penhor do privilégio que alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo, Sinal de salvação para todos os que morrerem com ele, defesa nos perigos e penhor da minha especial protecção”. Este sinal de devoção à Virgem do Carmo tem contribuído para a fidelidade na fé de muitos crentes.

Não podemos falar da Ordem do Carmo sem ter presente a reforma operada por S. João da Cruz e Santa Teresa de Ávila, no séc. XVI, que lhe imprimiu particular notoriedade dentro da Igreja…

Esta diocese de Viana do Castelo sente-se enriquecida e feliz por ter no seu seio esta comunidade Carmelita. Não se limita à celebração da Eucaristia nos domingos e dias de semana. A sua notória acção pastoral revela-se também, e com particular alcance pastoral, na assiduidade com que acolhem os fiéis que aqui acorrem para celebrar o sacramento da Reconciliação ou Confissão, na orientação espiritual das consciências. Mais ainda. Nos últimos anos, assumiram um compromisso exigente e nada fácil de acolher e acompanhar pessoas que se sentem excluídas ou marginalizadas pela sociedade. Dentre elas, merecem particular acolhimento as situações familiares em momento de crise.

Não faltará em todo este meritório trabalho pastoral a nossa colaboração e estímulo, a força da nossa oração que atraia as graças divinas e o dom da fortaleza e perseverança de todos os cristãos empenhados nesta obra de misericórdia em favor dos nossos irmãos mais carenciados.

O Bispo manifesta a esta comunidade do Carmo o seu reconhecimento pela ajuda espiritual que prestam a esta Igreja diocesana, de modo muito particular pela disponibilidade para celebrar o sacramento da Reconciliação e praticar a ajuda ou orientação espiritual dum grande número de fiéis…
Que a Senhora do Carmo, padroeira da Ordem do Carmo (nesta casa, Padroeira dos Carmelitas Descalços), continue a ser para todos nós modelo de serviço a Jesus Cristo, guia da nossa acção evangelizadora na Igreja, e garante da nossa fidelidade na fé até à morte e da glorificação e salvação de todos os que, através da devoção ao escapulário, devotamente se confiam à sua protecção.

D. José Augusto Pedreira
Bispo de Viana do Castelo
Carmo de Viana do Castelo e 16 de Julho de 2008

Sem comentários: